Fabíola Simões

Quando tiver que escolher entre dois caminhos, escolha aquele que te possibilitará ter paz e equilíbrio para ir atrás de seus sonhos

A primeira cena do filme Past Lives é curiosa e provocante. Sentados num bar, uma mulher divide sua atenção entre dois homens. Ora conversa com um; ora, com o outro. A fotografia e os gestos aguçam a curiosidade, e o espectador tenta entender quem é quem nesse jogo. Aos poucos, a história retrocede no tempo e o triângulo amoroso – sensível e com ares de nostalgia e melancolia – se esclarece. O filme todo é carregado de sensibilidade, silêncios repletos de significado, trocas de olhares e gestos que conduzem a narrativa numa dança de idas e vindas no Tempo e Espaço. No final, voltamos ao presente e descobrimos que Nora, a protagonista, tem que fazer uma escolha. Na realidade, ela está escolhendo o tempo todo, e isso também é uma reflexão que o longa traz.

Permaneci alguns dias com o filme na cabeça (talvez o roteiro ainda não tenha me abandonado) e tenho refletido bastante sobre as escolhas e renúncias de Nora que, de acordo com minha percepção, não poderiam ser reduzidas à resolução entre dois caminhos. Nora me ensinou que qualquer escolha, seja ela qual for, deve acarretar na decisão entre três caminhos: a escolha A, a escolha B e, finalmente, a escolha pela forma como eu quero me sentir ao decidir isso. E, talvez, descobrir como eu quero me sentir ao escolher o caminho X e renunciar ao Y, seja a decisão mais importante que eu precise tomar.

Ao decidir por um dos dois caminhos, Nora escolheu a si mesma. Ao colocar na balança os ganhos e perdas que teria com sua decisão, escolheu o caminho que a aproximaria mais de seus sonhos e possibilitaria ter mais paz e equilíbrio para gerir sua vida e conquistar o que desejava.

Quando tiver que escolher entre dois caminhos, escolha aquele que te possibilitará ter paz e equilíbrio para ir atrás de seus sonhos. Escolha aquele que te aproximará da sua melhor versão e não despertará gatilhos de ansiedade e angústia. A escolha certa nos poupa energia e facilita o nosso passo

Quando você verdadeiramente escolhe ter paz na sua vida, você descobre que essa paz necessitará de uma certa quantidade de adeus. E que essa é uma decisão em que você se prioriza e se escolhe acima de tudo.

Porém, será sempre assim. Em um dia você escolhe ter paz, no outro quer sentir borboletas no estomago e tamborim no peito. Em um momento decide que precisa se livrar de distrações e focar no objetivo, no outro quer esquecer as obrigações e encher a cara num bar. Em uma ocasião busca segurança e estabilidade, em outra arrisca a saúde mental em prol do mantra “só se vive uma vez”. Somos seres antagônicos, confusos e contraditórios. Acreditamos em destino mas queremos ter as rédeas sob controle. Num momento queremos que a vida nos leve, em outro decidimos que “vida leva eu” é coisa de gente irresponsável. Queremos um amor correspondido, mas nos entediamos com a rotina de uma relação duradoura. Almejamos reciprocidade, mas não conseguimos nem ao menos nos tratar bem. Convenhamos: a vida não anda em linha reta – e nem a gente. Então, de vez em quando, teremos que priorizar somente a nossa paz, principalmente quando tudo parecer confuso e caótico do lado de fora.

Às vezes, a decisão certa também pode doer. O caminho certo também pode ser difícil, cheio de contradições e desafios. A escolha correta também pode fazer você encher de lágrimas o travesseiro por algum tempo, mas depois que a poeira baixa e o coração recupera o fôlego, você percebe que está em paz.

E será essa paz que o aproximará de si mesmo e de seus sonhos.

 

Fabíola Simões

Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

Recent Posts

Como Gerenciar as Emoções em Momentos de Muito Estresse no Trabalho

O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…

7 horas ago

Sobrevivendo ao abuso: como o EMDR transformou sua vida

"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."

3 semanas ago

A arte do day trading: quando cada segundo conta

O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…

3 semanas ago

EMDR: a abordagem psicoterápica adotada por famosos e que pode mudar a sua vida

Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…

3 semanas ago

Um dos romances mais amados de todos os tempos acaba de chegar à Netflix

Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…

4 semanas ago