Atualidades

Ana Hikari faz sincero desabafo depois de ser chamada de ‘japonesa’ no trabalho: “Preconceitos”

A atriz Ana Hikari, conhecida por seus papéis em “Malhação: Viva a Diferença” e “As Five”, utilizou as redes sociais para denunciar um episódio de racismo que vivenciou em seu local de trabalho durante a comemoração dos 116 anos da imigração japonesa no Brasil.

“Hoje no trabalho, fui chamada de japonesa na empresa que trabalho há sete anos e onde todos sabem o meu nome. São 116 anos de imigração japonesa, 116 anos que os primeiros japoneses chegaram no Brasil e escolheram esse país para ser seu novo lar. Tem mais de 100 anos que meus avós maternos se mudaram para o Brasil e se naturalizaram cidadãos brasileiros. Minha mãe nasceu aqui, ela é brasileira. Eu nasci aqui, sou brasileira”, começou Ana em seu desabafo.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A atriz destacou que, apesar de sua família paterna não ter descendência asiática, ela ainda é vista por muitos como estrangeira. “Ainda assim, 116 anos dos meus antepassados receberem o direito de serem cidadãos em outro país, 29 anos depois de eu nascer brasileira, ainda sou obrigada a ouvir me chamarem de japonesa”, refletiu.

Segundo o MSN, Ana Hikari também mencionou que situações semelhantes já aconteceram outras vezes este ano, ressaltando que pessoas com ascendência asiática, como ela, “ainda são vistas e tratadas como estrangeiros no próprio país.”

Em um ponto crítico de seu desabafo, a atriz enfatizou como é ser reduzida a estereótipos raciais em vez de ser reconhecida por sua identidade e individualidade. “Numa empresa que trabalho há sete anos ainda tem gente que me chama pela ‘raça’ e não pelo nome. Até podia chamar pelo nome da minha personagem, que em uma gravação todo mundo sabe e está tudo certo, mas nem isso”, lamentou.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ana ainda abordou a questão do uso de termos como “japa”, que perpetuam preconceitos e ignoram a diversidade e a identidade pessoal. “Chamar alguém de japa é só jogar os seus preconceitos sobre o que você imagina de uma ‘pessoa japonesa’ em cima de alguém amarelo e ignorar que ela também pode ser de origem chinesa, coreana, taiwanesa, etc. Você está basicamente ignorando a individualidade daquela pessoa, o nome dela, a origem dela, a nacionalidade dela, jogando ela num bolinho de gente que você imagina que ela é ou deve ser.”

Concluindo seu desabafo, a atriz afirmou: “Vou te contar um segredo: ignorar a individualidade de alguém baseado em pré-conceitos pautados na raça também pode ser delicadamente chamado de racismo.”

A denúncia de Ana Hikari joga luz sobre a persistência do racismo e da xenofobia, mesmo em um país com uma rica e diversa história de imigração como o Brasil. Seu relato serve como um lembrete da importância de respeitar e reconhecer a individualidade e a identidade de cada pessoa, independentemente de suas origens.

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Dona de clínica é presa após influenciadora fazer procedimento estético e perder a vida

A modelo brasiliense e influenciadora digital Aline Maria Ferreira, de 33 anos, faleceu após realizar…

3 dias ago

Cantora Pitty é internada às pressas e passa por cirurgia de emergência

Nesta terça-feira, 02 de julho, a cantora Pitty foi internada às pressas e precisou passar…

3 dias ago

Zeca Pagodinho revela valor de aposentadoria: ‘Estou ganhando um dinheirão’

Aos 65 anos, o renomado sambista Zeca Pagodinho anunciou que é o mais novo aposentado…

3 dias ago

Homem ‘mais feliz do mundo’ revela as duas palavras que usa diariamente para alcançar bem-estar

Segundo o jornal "The Times", Meik Wiking, fundador do Museu da Felicidade e CEO do…

3 dias ago

Meninas recebem veneno no lugar de suco em restaurante na Austrália

Uma família de Perth, na Austrália, viveu um verdadeiro pesadelo ao jantar em um restaurante…

5 dias ago

Voo com turbulência deixa 30 feridos e passageiros relatam pânico: “Pessoas voaram para o teto”

Na noite de segunda-feira (1º), passageiros de um voo da Air Europa que partiu de…

5 dias ago