Uma pesquisa inédita intitulada “Panorama do Consumo de Livros”, realizada pela Nielsen BookData e encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), revela que cerca de 84% da população brasileira com 18 anos ou mais não adquiriu nenhum livro nos últimos 12 meses. Os resultados, divulgados nesta quinta-feira, destacam desafios e motivações dos consumidores em relação ao hábito da leitura.
Desmotivação entre os leitores
Dos entrevistados que não compraram livros no último ano, 60% consideram o hábito da leitura importante, mas se sentem desmotivados para efetuar a compra. Os principais obstáculos citados foram o preço, a ausência de lojas próximas e a falta de tempo para dedicar à leitura.
Perfil dos compradores
Apesar do cenário desafiador, a pesquisa revela que o Brasil possui aproximadamente 25 milhões de consumidores de livros. Destes, 74% manifestaram a intenção de realizar novas compras nos próximos três meses.
No último ano, 69% dos compradores adquiriram entre um e cinco livros, enquanto 8% adquiriram 16 ou mais volumes. O perfil dos compradores mostra uma predominância de mulheres, representando 57%, em comparação a 43% de homens. Quanto à classe social, 43% pertencem à classe C, 10% à DE, 39% à B e 7% à A.
Regionalismo nas compras
A pesquisa também destaca a distribuição regional dos consumidores de livros. A maioria, 45%, está na região Sudeste, seguida pelo Nordeste com 28%, Sul com 14%, Norte com 8% e Centro-Oeste com 7%.
O estudo ouviu 16 mil pessoas com 18 anos ou mais, entre os dias 23 e 31 de outubro de 2023, proporcionando um retrato abrangente do panorama atual do consumo de livros no Brasil.
Diante desses números, surge o desafio de encontrar estratégias que possam incentivar a leitura, tornando-a mais acessível e atraente para a população, superando as barreiras identificadas pela pesquisa.
Com informações de G1