O jovem vereador de Cabreúva, interior de São Paulo, Giancarlo Moreira Gama, de apenas 22 anos, recebeu uma notícia emocionante em março: ele foi aprovado para um mestrado em políticas públicas na prestigiada Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Giancarlo tornou-se o brasileiro mais jovem a ingressar nesse programa acadêmico tão renomado. Em setembro, ele embarcará para a Inglaterra, onde estudará pelos próximos dez meses com o objetivo de “aprender como criar governos e políticas que transformem a sociedade”, conforme suas próprias palavras.
Com gratidão e humildade, Giancarlo destaca que essa conquista é fruto do esforço coletivo de sua família. “Essa conquista é coletiva. É do meu pai, que precisou complementar a renda de casa vendendo recicláveis para que eu e meus três irmãos estudássemos. É da minha mãe, que tirava do que ganhava como empregada para eu pagar o ônibus. É dos meus irmãos, que com seus primeiros salários puderam ajudar em casa. Se sou possível, é por causa deles”, afirma o estudante.
O ambiente em que cresceu foi desafiador. A família vivia em uma pequena casa de dois cômodos dentro de uma fábrica de cerâmica em Cabreúva, com acesso limitado a serviços básicos, como energia elétrica e água potável.
Determinado a alcançar seus objetivos, com apenas 12 anos, ele já sabia que queria ingressar na vida política. Entretanto, foi apenas no segundo ano do ensino médio que descobriu a existência das universidades públicas e começou a estudar sozinho. Com muito esforço, conseguiu cursar um pré-vestibular popular e, em 2018, alcançou uma vaga no curso de ciências sociais da Universidade de São Paulo.
Essa conquista o tornou o primeiro membro de sua família a entrar no ensino superior, uma realização que transformou sua vida. Durante o curso na USP, Giancarlo decidiu também se candidatar a vereador, alcançando sucesso em sua empreitada eleitoral, mesmo sem recursos financeiros, conexões políticas ou apoio partidário significativo.
A notável trajetória do jovem brasileiro chamou a atenção da Universidade de Oxford quando ele se candidatou a estudar no exterior em 2019. Assim, a instituição aprovou Giancarlo para o mestrado em políticas públicas e, além disso, ele conquistou uma bolsa que cobre parte dos custos, facilitando sua jornada acadêmica.
“Eu volto daqui a pouco, com mais sede do que nunca”, afirma Giancarlo, prontamente grato pela oportunidade.
Com informações de R7
Nesta segunda-feira (4), o Brasil se despede de Agnaldo Rayol, que faleceu aos 86 anos…
O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais marcantes da música brasileira, faleceu na madrugada…
A perda de Filó, uma cadela da raça bulldog francês de cerca de dois anos,…
No competitivo mercado de trabalho, a preparação para entrevistas de emprego costuma envolver currículos impecáveis…
Você já parou para pensar no motivo de dormir abraçado ao travesseiro? Esse hábito comum…
O cinema consegue traduzir sentimentos e vivências que, muitas vezes, vão além das palavras. No…