Após décadas de dedicação ao trabalho no Departamento de Águas de Ribeirão Preto (Daerp) e no campus da Universidade de São Paulo (USP), o aposentado Carlos Augusto Manço, de 90 anos, está provando que nunca é tarde para realizar um sonho. Com determinação e entusiasmo, ele está cursando Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto.
Carlos, carinhosamente chamado de Carlão ou Manço pelos colegas, vem se destacando nas aulas por seu comprometimento e interesse no curso. A coordenadora do curso, Flávia Olaia, elogia o esforço do estudante: “É muito dedicado”. Ela conta que foi contatada pela neta de Carlos, que expressou o desejo do avô de cursar Arquitetura.
O aposentado senta-se na primeira fileira da sala todos os dias, demonstrando seu engajamento e vontade de aproveitar ao máximo essa oportunidade tão esperada: “Estou realizando um sonho e quero aproveitar”, justifica ele.
A ideia de fazer a graduação em Arquitetura era antiga, mas questões financeiras o levaram a fazer um curso técnico na área de desenho industrial no passado, ao invés de realizar o sonho do curso superior. No entanto, o amor pela profissão sempre esteve presente, especialmente devido ao contato que ele teve com engenheiros e arquitetos durante sua passagem pela USP.
A família de Carlos é seu maior apoio nessa jornada acadêmica. Para eles, ver o patriarca da família investindo na educação é uma forma de ajudá-lo a superar a perda da esposa, que faleceu no ano passado após mais de 60 anos de casamento. Sua neta Isabella compartilha o orgulho da família ao vê-lo frequentando a universidade nessa idade avançada: “É um incentivo para a vida dele”, afirma.
Com informações de G1
Nesta segunda-feira (4), o Brasil se despede de Agnaldo Rayol, que faleceu aos 86 anos…
O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais marcantes da música brasileira, faleceu na madrugada…
A perda de Filó, uma cadela da raça bulldog francês de cerca de dois anos,…
No competitivo mercado de trabalho, a preparação para entrevistas de emprego costuma envolver currículos impecáveis…
Você já parou para pensar no motivo de dormir abraçado ao travesseiro? Esse hábito comum…
O cinema consegue traduzir sentimentos e vivências que, muitas vezes, vão além das palavras. No…