Um estudante de arte da Universidade Nacional de Seul causou uma polêmica no mundo artístico ao devorar uma obra de arte icônica durante sua exibição no Leeum Museum of Art em Seul, Coréia do Sul.
A obra em questão é intitulada “Comedian” e foi criada pelo artista italiano Maurizio Cattelan. Ela consiste em uma banana colada na parede com fita adesiva e foi vendida por US$ 120 mil na Art Basel Miami Beach, em dezembro de 2019.
O estudante alegou que comeu a banana porque estava com fome. Depois de mastigá-la, ele colou a casca de volta na parede. A casca foi posteriormente substituída pelo museu por uma banana fresca.
“Aconteceu de repente, então nenhuma ação especial foi tomada. O artista (Cattelan) foi informado do incidente, mas não teve nenhuma reação a ele”, disse um porta-voz do museu.
“Comedian” faz parte da exposição individual de Cattelan, WE, que está em exibição no museu de Seul até 16 de julho. A própria banana é trocada regularmente a cada dois ou três dias e não está à venda.
Cattelan é conhecido por peças satíricas que desafiam a cultura popular, muitas vezes provocando debates em torno da arte conceitual. “Comedian” não é exceção.
Antes da venda de obras de arte, a galeria Perrotin, que representa Cattelan, disse à CNN que as bananas são “um símbolo do comércio global, um duplo sentido, bem como um dispositivo clássico de humor”. A galeria acrescentou que Cattelan transforma objetos mundanos em “veículos de prazer e crítica”.
“Comedian” também está envolvida em uma batalha de direitos autorais. Em 2022, Joe Morford, um artista de Glendale, Califórnia, alegou que Cattelan plagiou sua própria obra de arte de 2000 intitulada “Banana & Orange” – que mostra as frutas titulares afixadas com fita adesiva em fundos verdes pintados em uma parede.
Os advogados de Cattelan argumentaram que Morford “não tem direitos autorais válidos” sobre os elementos da obra de arte – a banana e a fita adesiva coladas na parede.
Com informações de CNN
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…