Fabíola Simões

“Não gaste mensagens com quem não te responde. Não gaste palavras com quem não te escuta e não gaste a sua vida com quem não te merece”

A gente sempre sabe quando acabou, quando nunca existiu, quando mudou. A gente percebe quando está batalhando por algo que deveria vir facilmente, espontaneamente. A gente sente quando está forçando nosso lugar onde não nos cabe, e nunca irá caber.

Porém, muitas vezes a gente finge que não sabe; faz-se de bobo diante de indícios claros de falta de reciprocidade; insiste em enxergar sinais nas entrelinhas; se recusa a acreditar na inexistência de interesse ou amor.

Às vezes a gente quer tanto alguma coisa que acaba aceitando o que não devia admitir, concordando com o que irá nos machucar, relevando o que não devia tolerar, permitindo o que irá nos magoar.

Quando estar com alguém nos custa a dignidade, o autorespeito e o amor-próprio, está na hora de dizer chega. Você sabe, ninguém precisa te falar.

Quando gostar de alguém te causar dor, desconfie. Amor não rasga, não machuca, não fere. Amor é fácil, simples, direto e claro. Amor responde, não deixa no vácuo, não joga nem manipula. Amor não destrói sua autoestima, não desgasta seu emocional, não te deixa fora do normal. Amor escuta, leva a serio, tem consideração. Amor não faz você chorar pela falta de explicação.

Amor é certeza, clareza, firmeza, segurança, precisão. Amor não fica em cima do muro, na indecisão. Amor é coerência, encaixe, coragem, determinação e disposição. Amor não joga, não vacila, não emudece. Amor não silencia, não deixa no vácuo, some, desaparece. Amor é ação e definição, o resto é conversa pra enganar o coração.

Quando há emoção e sentimentos envolvidos, a mente nos prega peças. E muitas vezes nos enganamos, não enxergamos os sinais, mergulhamos em piscinas superficiais. Porém, há um sinal que nunca deveria ser ignorado: a presença ou ausência de reciprocidade. Se você investe e a outra pessoa não faz o mesmo, recue. Se você recua e a outra pessoa fica confortável com isso, repense.

Finalmente, aprenda a cuidar de você. Nenhum amor vale o desequilíbrio de suas emoções. Nenhum afeto merece a perda de sua paz. Assim, se vale algum conselho, “não gaste mensagens com quem não te responde. Não gaste palavras com quem não te escuta e não gaste a sua vida com quem não te merece”.

 

Nota: A frase do título não é de minha autoria. Encontrei na internet como “autor desconhecido”. Se a frase for sua ou você conhece o autor (a), me avise que darei os devidos créditos.

Fabíola Simões

Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

Recent Posts

Hemocentro de cães e gatos convive também com a falta de sangue para salvar os animais

Hemocentro de cães e gatos convive também com a falta de sangue para salvar os…

8 horas ago

Você precisa sempre deixar a casa arrumada? Saiba o que diz a psicologia sobre esse hábito

Ter uma casa impecavelmente organizada pode parecer apenas uma preferência, mas para a psicologia, esse…

22 horas ago

Esta comédia romântica da Netflix tem um charme irresistível que vai derreter seu coração

Prepare-se para uma experiência cinematográfica que mistura romance, nostalgia e os encantos de uma Nova…

23 horas ago

Esportes infantis: equipamentos e acessórios indispensáveis para seu filho brilhar

Saiba o que não pode faltar para que seu filho pratique esportes com conforto

1 dia ago

Por que meu cachorro me lambe tanto? Descubra os diferentes motivos por trás desse gesto

Chegar em casa e ser recebido com lambidas entusiasmadas é um clássico para quem tem…

2 dias ago

Menino de 10 anos salva a mãe de choque elétrico com técnica aprendida na escola

Com apenas 10 anos, José Gabriel Gomes Botelho mostrou que conhecimento e coragem podem salvar…

2 dias ago