O fim de um relacionamento pode ser uma das experiências mais difíceis e dolorosas que uma pessoa pode enfrentar. Não importa o motivo da separação, é normal se sentir perdido, triste e confuso após o término de um relacionamento. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a si mesmo a superar esse momento difícil. Nesta lista de dicas para fim de relacionamento, abordaremos estratégias práticas e eficazes para lidar com a dor e seguir em frente após o fim de um relacionamento. Essas dicas são baseadas em pesquisas e experiências de pessoas que passaram por separações, e esperamos que possam ajudá-lo a lidar com esse momento difícil de forma mais saudável e construtiva.
Permita-se sentir as emoções: É importante permitir-se sentir todas as emoções que vêm com ser abandonado. Não tente reprimi-las ou ignorá-las. Coisas como chorar, gritar, ouvir música triste ou fazer qualquer coisa que possa ajudar a liberar a dor é saudável, faz parte do processo de luto e é necessário.
Fale com amigos e familiares: Compartilhe seus sentimentos com amigos e familiares em quem você confia. Eles podem oferecer apoio, conselhos e encorajamento.
Pratique auto-cuidado: Faça coisas que você goste e que te façam sentir bem. Cuide da sua saúde física e mental, coma alimentos saudáveis, faça exercícios e durma o suficiente.
Evite culpar a si mesmo: Não se culpe pelo abandono. Não importa o que tenha acontecido. É importante lembrar que o comportamento das outras pessoas é responsabilidade delas. Não assuma para você uma culpa que não é sua
Não se apresse em um novo relacionamento: Dê a si mesmo tempo para se curar antes de procurar um novo relacionamento. É importante aprender com a experiência anterior antes de começar algo novo.
Tente coisas novas: Faça algo que sempre quis fazer, mas nunca teve coragem antes. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais confiante e a criar novas experiências positivas.
Considere a terapia: Terapia pode ajudar a lidar com as emoções difíceis que acompanham o abandono. Um terapeuta pode ajudá-lo a encontrar maneiras de lidar com a dor e a encontrar um caminho para a recuperação.
Acredite em si mesmo: Lembre-se de que você é capaz de superar crises. Você vai superar essa situação, assim como já superou outras, e encontrará a felicidade novamente.
Acrescente um pouco de humor e profundidade a esse momento lendo o livro: “Todo pé na bunda nos empurra para frente”, da psicóloga Josie Conti:
Fabíola Simões apresentou o livro. Saiba mais.
Adquira a versão impressa do livro clicando aqui
Adquita a versão online na Amazon clicando aqui!
Ps: Houve uma atualização de”Todo pé na bunda nos empurra para frente” para “Quando um pé na bunda nos empurra para frente” para evitar a generalização contida no título anterior. (não existem outras alterações)
O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…