curiosidades

Japoneses limparam o estádio mais uma vez e técnico reverencia torcida no último jogo do Japão

Copa do Mundo de Futebol é um dos maiores e mais importantes eventos esportivos do esporte. Esse ano ela está acontecendo no Catar.

Países com tradição futebolística como Argentina, Espanha ou Brasil são os mais procurados. No entanto, há algumas nações que sempre nos surpreendem positivamente para além de sua atuação no campo.

Uma delas certamente é o Japão que, apesar de ter enfrentado enormes adversidades, conseguiu derrotar a Alemanha e a Espanha-  países conhecidos por seus times de futebol incríveis. No entanto, a nação japonesa não surpreendeu apenas por suas habilidades esportivas, mas por sua incrível cultura.

Getty Images

Como já visto em anos anteriores, assim que os jogos terminavam e as pessoas começavam a sair, os japoneses permanceciam no estádio para limpar a arquibancada. Houve dias em que eles foram vistos limpando o local, apesar do Japão nem estar jogando. E isso também valeu para os dias em que ganharam: primeiro limpavam o local, depois comemoravam!

Leia também: Japão impressiona o mundo com lição de educação: limpe antes de comemorar

O mesmo aconteceu recentemente quando, apesar de terem sido eliminados após o jogo contra a Croácia, todos, mesmo tristes, levantaram-se e limparam a área. Eles permaneceram fiéis à sua cultura e partiram da melhor maneira possível.

Getty Images

Graças a vários vídeos publicados nas redes sociais, pudemos vê-los com os seus conhecidos sacos de plástico azuis, cheios com o lixo encontrado no chão.

“Para os japoneses, isso é normal. Quando você sai de um lugar, tem que deixá-lo mais limpo do que estava antes”, disse Hajime Moriyasu, técnico da seleção japonesa, segundo o The New York Times.

Twitter @talkSPORT

“É assim que um povo e uma nação educados e cultos são. Perderam o jogo, mas mais uma vez ganharam corações com um gesto nobre” e “Atitude que todos devemos repetir” , indicaram alguns ao observarem a grande cultura que levam por todo o lado.

E eles foram ainda além no exemplo de educação, respeito e dignidade: após perderem o jogo, o  técnico japonês caminhou até a arquibancada onde os torcedores do Japão estavam reunidos e fez uma reverência, agradecendo o esforço que animou o time, bem como por ter feito o sacrifício de viajar para tão longe .

Leia o texto sobre esse momento aqui: Técnico do Japão fez uma reverência aos torcedores após ser eliminado no Catar. Agradeceu

Getty

Simplesmente admirável!

***
Com informações de Upsocl

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

2 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

4 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

6 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

6 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago