A Copa do Mundo do Catar nos trouxe outra grande surpresa com a histórica vitória do Japão sobre a Alemanha.
Exemplo em campo e nas arquibancadas . O bom trabalho dos jogadores causou alegria e folia nas arquibancadas japonesas, que ao final do jogo deram, como em anos anteriroes, exemplo de educação e boas maneiras.
As arquibancadas limpas . O Japão havia conquistado uma das vitórias mais importantes de sua história, mas no apito final a torcida não se deixou levar pela euforia e deu uma aula de civilidade. A maioria dos torcedores ficou no Khalifa International Stadium para ajudar a equipe a limpar todo o lixo do campo.
Difusão em redes . Twitter , TikTok e outras redes sociais foram preenchidos com imagens nas quais podemos ver fãs japoneses coletando restos de lixo e armazenando-os em sacos azuis. Um sinal de que eles não quebram os códigos éticos de sua cultura mesmo quando cruzam a fronteira de seu país.
Os jogadores também dão o exemplo . Os jogadores, que no final do jogo estavam imersos num estado de euforia coletiva, também mostraram o seu bom trabalho deixando o vestiário totalmente limpo e arrumado. Além disso, eles deixaram um “muito obrigado” junto com várias esculturas de origami.
Um exemplo recorrente . A boa educação japonesa não é novidade, mas sempre se destaca de outras culturas em eventos de classe mundial. Sem ir mais longe, na partida de estreia entre Catar e Equador , vários torcedores japoneses ficaram recolhendo o lixo gerado por outros times.
Principais comentários . O exemplo japonês tem despertado milhares de comentários de admiração nas redes sociais:
“Exemplo perfeito de uma sociedade com boa educação, civismo e com valores e sentido de responsabilidade, que nos falta em tantos países”, comenta @Rubendeverdun .
“Eles são tremendamente educados e disciplinados. O Japão, sim ou sim, é um lugar para se visitar e ao qual devemos adotar muitos de seus costumes”, comenta @vivianaroco na mesma linha .
“Os japoneses são os mais disciplinados do mundo. Tudo deve ter uma ordem, é sua filosofia de vida. Eles são os precursores do Just in Time e da eficiência nas organizações. Sua mentalidade é muito diferente da nossa no Ocidente. Por isso são uma grande nação”, destaca @guido8021 .
***
Traduzido e adaptado de La Vanguarda
Imagem de capa: @AlbertOrtegaES1 / Twitter
O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…