Domitila Barros é uma brasileira de 37 anos, ativista social, modelo e atriz que mora em Berlim e foi eleita neste sábado (19) a Miss Alemanha 2022.
Ela foi criada em uma favela do Recife, chamada “Linha do Tiro”, e na adolescência começou a trabalhar em um projeto social criado pelos seus pais que ensinava crianças da comunidade a ler e escrever, com apoio de aulas de teatro e dança.
Consequência desse trabalho, Domitila foi convidada pela Unesco para um evento nos Estados Unidos e recebeu um prêmio chamado Millennium Dreamer Award.
Já graduada em Serviço Social em Pernambuco, Barros acabou indo para a Alemanha no ano de 2006, com uma bolsa de estudos para cursar um mestrado em ciências políticas e sociais na Universidade Livre de Berlim. Na mesma época, ela passou a trabalhar também como modelo e atriz.
Já em 2020, Domitila estava envolvida em uma campanha publicitária de uma empresa alemã que desenvolve produtos usados por marcas de beleza com enfoque em responsabilidade ambiental e sustentabilidade. Além disso, ela comanda até hoje uma loja online alemã que vende produtos sustentáveis feitos por mães solteiras de comunidades brasileiras.
Sobre o Miss Alemanha, o prêmio foi modificado em 2020, depois de ser alvo de críticas pela objetificação das mulheres. Assim, aspectos como autenticidade, diversidade e inclusão passaram a ter pesos muito grandes para a seleção.
O concurso também elevou o limite de idade em dez anos e passou a permitir a participação de mulheres casadas e mães. A idade mínima é de 18 anos e a máxima de 39. Em 2021, uma mãe de 33 anos foi a vencedora.
Foto de capa: Phillip Von Dithfurt
Com informações de DW
O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…