Família

Estudo indica que adolescentes estão mais solitários devido ao uso de smartphones. Saiba o que fazer.

Um novo estudo norte-americano comprovou que os jovens de hoje em dia estão cada vez mais solitários devido ao uso dos smartphones. A adolescência já não é uma fase fácil de lidar, mas a solidão pode multiplicar a melancolia.

A pesquisa analisou dados de 60 mil jovens de 15 e 16 anos e concluiu que um terço deles se sente isolado. Mas, a mesma pesquisa havia sido feita 20 anos atrás e, naquela época, o número era de um décimo. Ou seja, a sensação triplicou entre os jovens. A possível explicação para esse salto nos números é o uso dos celulares e a alienação.

Foto: Pixabay

Os smartphones começaram a ser utilizados em meados de 2012, mas, desde então, o uso passou a ser cada vez mais compulsivo, principalmente com o surgimento das redes sociais. E a sensação de isolamento passou a aumentar desde este ano.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo acrescentaram que as mídias sociais, em particular, têm um efeito ainda mais negativo, já que podem aumentar os sentimentos de perda e aumentar o bullying cibernético.

Os adolescentes que participaram do estudo responderam a um questionário, concordando ou discordando de afirmações como: “Eu me sinto um estranho ou excluído na escola” ou “Eu me sinto estranho e deslocado na escola”.

Foto: Pixabay

A pesquisa, da Universidade de San Diego, na Califórnia, Estados Unidos,  diz que a solidão escolar “pode prever níveis baixos de bem-estar e depressão entre os adolescentes”. Os resultados foram publicados no Journal of Adolescence.

Além disso, os dados também revelaram outra realidade: o crescimento do sentimento de solidão e isolamento nesta faixa etária foi maior entre as meninas.

Confira algumas dicas essenciais para estimular os adolescentes a deixarem os celulares de lado: 

  • Ofereça alternativas: Crie momentos em família onde ninguém esteja usando os aparelhos, como uma refeição diferenciada (cozinhem juntos!) ou até mesmo um momento para jogos de tabuleiro.
  • Estimule hábitos: Faça um combinado de quantas horas o adolescente poderá utilizar o celular e estimule-o a deixar o aparelho de lado uma hora antes de dormir.
  • Estimule a leitura: Observe quais são os gostos do adolescente em filmes, seriados e jogos. São de suspense? Ação? Terror? Acompanhe-o até uma livraria e o ajude a escolher um livro na mesma linha. Pode ser um bom inicio na vida de um leitor!
  • Faça do momento, um momento em conjunto: De nada adianta tirar o celular de seu filho(a) e continuar dando o exemplo errado. Siga os combinados junto dele(a). Com certeza, será positivo para você também!

Com informações de Revista Crescer 

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

16 horas ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

3 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

3 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

6 dias ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

6 dias ago

As Frequências das Músicas Natalinas e Seu Impacto no Comportamento Humano

Saiba mais sobre as canções que marcaram gerações

6 dias ago