Muitas vezes os sentimentos são bem difíceis de serem colocados para fora, principalmente para crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Sendo assim, as relações familiares acabam sendo afetadas pela falta de compreensão de ambos os lados: tanto dos pais, como dos filhos.
Por isso, é muito importante que as mamães, papais e responsáveis tenham iniciativa e conversem com seus filhos sobre todos os sentimentos, desde os bons até os ruins.
Iniciar essa conversa pode ser bem difícil, por isso é importante ter bons pontos de partida. Fernanda Mappa é uma psiquiatra infantil e presidente do capítulo do Espírito Santo da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (Abenepi) e separou diversas produções que serão adequadas para esse momento.
“Os curtas-metragens trazem mensagens por meio de metáforas que não necessariamente a criança vai entender, mas vale assistir junto com ela e depois conversar sobre o assunto”, diz.
Confira!
‘Piper’ é um curta-metragem da Pixar que foi vencedor do Oscar de 2016. A produção trata da importância da criatividade e sobre como é necessário lidar com as adversidades da vida com resiliência. Nem sempre precisamos estar certos, mas é sempre bom ser verdadeiro e ter a capacidade de refletir sobre os erros. Além disso, o passarinho Piper é um bom exemplo de independência e pode ajudar as crianças a se familiarizar com essa nova fase.
‘O Presente’ é uma animação emocionante que trás a mensagem de que todos nós temos nossas diferenças, que necessitam ser respeitadas. Não há muito o que dizer por aqui, vale assistir e se preparar para uma grande emoção. Uma história linda de amizade!
Happiness (2017) é um curta-metragem criado pelo ilustrador e especialista em animação Steve Cutts. A produção causa uma reflexão profunda sobre a busca da felicidade e reconhecimento do contexto social e econômico que estamos inseridos. São diversas metáforas que criticam, por exemplo, a falta de respeito ao próximo – que, sem que se perceba literalmente no cotidiano, gera a falta de amor-próprio. Essa é uma opção para assistir com os filhos mais velhos (Classificação indicativa 16 anos)!
“Festa nas nuvens” é um curta dirigido por Peter Sohn, e reflete sobre as diferenças e a preocupação com o próximo. O senso de missão e companheirismo se destacam nessa história de amizade. O diretor do curta-metragem disse algo muito importante para que possamos entender melhor: “Gus (a nuvem) ama aqueles bebês. Eles precisam de jacarés, de porco-espinhos no mundo e ele ama o que faz. Ele apenas não quer ferir seu amigo porque sabe que os bebês são perigosos. O curta se trata na verdade sobre quão difícil são os relacionamentos e sobre mantê-los”.
‘Trabalho em equipe’ é um curta simples e gracioso que pode ser um incrível exemplo para as crianças sobre como o o trabalho em grupo é fortalecedor e as relações são importantes.
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…