Chris Porsz é um fotógrafo britânico reconhecido por um projeto muito particular que vem desenvolvendo desde os anos 70, que envolve documentar a vida das pessoas de Peterborough, na Inglaterra.
E o que torna seu projeto especial e maravilhoso é que ele continua a fotografar as mesmas pessoas, posando nos mesmos lugares das fotos iniciais e recriando as cenas depois de várias décadas.
Além disso, Chris compilou as fotos de antes e depois, bem como as histórias dessas pessoas. Vamos conferir algumas?
O vendedor de sorvete Genesio Borrillo (também conhecido como Gino) aparece na Cromwell Road servindo Zahida Parveen. Ele comprou uma van de sorvete quando se mudou da Itália para Peterborough e viajou pela cidade no verão vendendo sorvete. Zahida conta: “Eu morava perto de Cromwell Road e costumava comprar um sorvete de Gino, geralmente pedindo uma casquinha com sabor de morango e às vezes um chocolate em flocos. Acho que tinha cerca de sete anos na foto”.
Os irmãos Adalat Khan e Amir Baz eram donos de uma banca de jornal na Cobden Street/Cromwell Road em Peterborough de 1979 a 1996 e foram fotografados em 1980.
Paul Smith foi fotografado em frente a um Ford Cortina na Cobden Street, Peterborough, em 1980. Ele conta: “A foto foi tirada do lado de fora do meu apartamento e era o carro do meu vizinho”. Chris lutou para encontrar um carro semelhante, mas um amigo o contatou para dizer que tinha visto um vermelho na estrada. Chris bateu na porta e os proprietários, Maurice e Joan Bradford, ficaram muito felizes em fornecer seu Ford Cortina Mk 5 Crusader para a foto da reunião. Chris acrescentou: “Pedi ao Paul para se vestir com cores para dar vida à velha imagem monocromática e, como podem ver, ele não decepcionou!”
Gloria Steele adorou seu trabalho como ‘Lollipop Lady’ na Queen’s Drive School em Dogsthorpe Road em Peterborough. Ela ajudava crianças a atravessar a rua três vezes por dia durante os anos 1980.
As amigas Toni Cray e Teresa Weston foram fotografadas no Sizzler na Town Bridge Fair em Peterborough em 1985.
Os amigos Johnny Crawford, Trudy Larkinson, Sandra Wilson-Bailey e Tom Bray (da esquerda para a direita) estavam sentados em um banco na Bridge Street, Peterborough, quando Chris os viu em 1985.
O Dr. Richard Scott foi fotografado com suas três filhas na Bridge Street, Peterborough em 1994. Ele disse: “Acho que era sábado e minha esposa estava trabalhando no hospital e eu havia levado as meninas em Peterborough.”
Os irmãos Mark e Matt Court (da esquerda para a direita) foram fotografados comendo batata frita em um carrinho enquanto sua mãe comprava sapatos na Bridge Street em Peterborough. Matt disse: “Não tínhamos ideia que a foto tinha sido tirada, um amigo viu no Facebook e me reconheceu. Quando minha mãe viu, ela adorou e ficou muito animada. Acho que ele tinha cerca de 12 meses na foto e Mark tinha cerca de dois anos e meio. Achamos que a mamãe estava comprando botas de cowboy para o nosso pai.”
Amigos (da esquerda para a direita) Romell Yearwood, Ryan Wiltshire (agora Rayan Abdel Raheem) e Stephen Moore aparecem na Cathedral Square em 1982. Mark Allan (usando boné) mudou-se e não estava disponível para a foto da reunião.
Chris era um estudante de 18 anos e Lesley, uma oficial de escritório, quando foram fotografados no Peterborough Evening Telegraph em 1971, após viajar de carona cerca de 6.000 milhas pela Europa e Norte da África em apenas três semanas. Eles se casaram em 1976 e têm três filhos e sete netos.
Enfermeiras Karen Belson, Maggie Moore, Anita Downs e Jane Kew (da esquerda para a direita). Todas as amigas trabalhavam à noite, então a hora do chá costumava ser por volta da 1h.
Emily Wright e seu irmão Jimmy Adams estão sentados na entrada da loja Madhouse na Bridge Street em Peterborough em 1991. Emily e Jimmy cresceram em Werrington Village com seus outros dois irmãos e estudaram na The King’s School em Peterborough.
Amanda Bayford, Pamela Albanezi, Lisa Springthorpe, Carmelina January e Karen Pycroft (da esquerda para a direita) estavam na cidade de Peterborough em seus casacos de pele em 1980.
Os amigos Muhammad Bashir e Abdul Karim (também conhecido como tio Paloo) foram fotografados andando em frente a uma casa na rua Gladstone, Peterborough, em 1980. Os dois moravam nas proximidades.
Os amigos Nasar Ali (esquerda), Ali Shauqat (centro), Mohammed Shanawaz (direita), Khalid Mahmood (agachado à esquerda) e Mohammed Riza (agachado à direita) viviam todos na mesma rua.
Com informações de Nation
Para conhecer mais sobre o fotógrafo, acesse seu site.
Se você está em busca de um filme leve, divertido e emocionante para curtir em…
Já reparou para onde seus olhos vão quando você está pensando profundamente? Desviar o olhar…
Aclamado por sua grandiosidade visual e narrativa, o épico “Duna”, dirigido por Denis Villeneuve, já…
O humorista e apresentador Fabio Porchat, 41, revelou que decidiu não ter filhos e descreveu…
Caracteres invisíveis são caracteres Unicode especiais que parecem invisíveis aos olhos humanos, mas desempenham um…
O egoísmo, presente em maior ou menor grau em todas as pessoas, pode se revelar…