A mulher mais velha das Filipinas e do mundo, Francisca Susano, partiu nesta segunda-feira (22) aos seus 124 anos. A Prefeitura de Kabankalan, cidade onde ela morava, fez o informe oficial.
A mulher era mais conhecida por seu apelido, Lola Iska, e poderá receber, de maneira póstuma, o título de mulher mais velha do mundo pelo livro dos recordes.
O pedido já havia sido feito com Lola ainda em vida, em seu aniversário de 124 anos, mas mas ainda é avaliado por uma comissão de especialistas do Guinnes World Records.
A Prefeitura de Kabankalan emitiu um comunicado de condolências e disse manter orações para Susano e sua família neste momento de luto. “Lola Iska sempre estará conosco como nossa inspiração e orgulho”, disse a nota.
A filipina alegrava todos que passavam por perto, ela tinha uma paixão por tocar gaita e já chegou a fazer sucesso na internet com um vídeo tocando seu instrumento favorito.
Além da gaita, outro segredo da longevidade de Susano, segundo sua neta, era a dieta baseada apenas em ingredientes frescos.
A mulher nasceu em 11 de setembro de 1897, quando o país ainda era uma colônia da Espanha. Lola teve 14 filhos, um deles, também centenário, com 101 anos.
Com informações de G1
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…