curiosidades

Cães ‘invadem’ ambulância para acompanhar dono e ficam de guarda no hospital

Essa linda cena que ocorreu durante um socorro de rotina do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e mostrou o quanto nossos animais de estimação podem ser fiéis.

Na cidade de Bauru (SP), o catador de recicláveis José Antônio Pereira, de 47 anos, foi vítima de convulsões e, depois que a ajuda chegou, a ambulância só conseguiu sair do local quando os dois cães do homem entraram dentro do veículo.

Foto: Arquivo pessoal

De acordo com Patrícia Iolanda Antunes, enfermeira-chefe do Samu em Bauru, a aventura da equipe começou no início da tarde desta segunda-feira (1º), no atendimento no bairro Jardim Ivone.

Quando chegaram ao local, a motorista Josyane Plana e a técnica de enfermagem Maria de Lourdes Pereira encontraram o catador ainda caído no chão e um pouco confuso. Mas, o mais complicado é que não conseguiam chegar perto do paciente, porque os cães avançavam em quem se aproximasse.

As socorristas conseguiram conversar com José Antônio, que lhes informou o nome dos animais: Bob e Chiara. Os cães foram acalmados pela equipe e o homem foi colocado na maca. Mas ao colocar o paciente na viatura, os dois cães entraram e ficaram ao lado do dono.

“As socorristas me chamaram no nosso grupo interno, mandaram a foto dos cães dentro da viatura, e disseram que, ‘se alguém reclamasse’, elas não tiveram outra alternativa a não ser transportar os animais junto ao paciente. Elas justificaram ainda que, se não fosse assim, os cães poderiam correr atrás da ambulância e serem atropelados”, explicou a enfermeira-chefe do Samu.

O próximo passo das socorristas foi uma ligação ao médico-regulador do serviço para justificar a decisão e dizer que os animais não abandonariam o homem. O médico aprovou a decisão da dupla.

Mesmo depois da chegada de José no hospital, os cães não pararam com sua saga de fidelidade. Como o paciente precisou passar a noite em observação, Bob e Chiara deitaram-se na porta da sala de emergência da UPA e passaram a madrugada à espera do dono.

Foto: Arquivo pessoal

Felizmente, na manhã desta terça-feira (2), José Antônio teve alta, e reencontrou seus amigos fiéis.

Foto: Arquivo pessoal

“Trabalhamos no limite entre a vida a e morte, temos de ser técnicos, mas não podemos deixar de sermos humanos. Acredito que o fato de termos duas mulheres nessa equipe foi fundamental nesse episódio que reforça o processo de humanização que a gente busca. Nós mulheres somos mais sensíveis”, acredita Patrícia Iolanda.

 

Com informações de G1

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

2 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

4 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

6 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

6 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago