Ju Farias

Você olha ou você vê?

Olhar é completamente diferente de ver. Percebo que as pessoas veem bastante, mas olham muito pouco. Ver é inerente, é um processo natural da visão. É simples e objetivo: eu vejo porque meus olhos veem e ponto.

Olhar alguém é ir além. É enxergar o outro, além de vê-lo simplesmente. Quando você não consegue olhar as pessoas ao seu redor, a desconfiança e as críticas serão sempre as protagonistas.

A partir do momento que a gente olha o outro, olha enxergando-o, é muito mais fácil abraçar ao invés de julgar; acalmar ao invés de aterrorizar; acreditar no lugar de duvidar. O processo é quase como a metamorfose da lagarta.

Não adianta ir à exposição mais bonita do mundo e não enxergar o significado da arte, a intenção da tinta no quadro, a mão delicada que tocou a escultura, o coração bonito que escreveu o texto e por aí vai.

Há muito por trás do que as pessoas pensam que veem, pois elas olham muito pouco. Ver é a coisa mais fácil do mundo, mas olhar… olhar é quase perigoso. Porque quando você aprende a olhar, você precisa desconstruir o que julga ver, jogando no lixo tudo que o você acha que viu baseado unicamente no espelho dos seus próprios olhos.

Entenda que o outro é um universo único de possibilidades. Olhar é enxergar com amor. É um aprendizado, um hábito a ser adquirido e que requer coragem. Poucos querem olhar, a maioria se contente em ver. É mais fácil, mais confortável assim.

Pare um pouco, descortine a visão e passe a olhar as pessoas. Aposto que com o tempo, talvez até antes mesmo do que você imagina, haverá de enxergar a melhor versão de quem vive ao seu lado.

Porque a melhor versão de alguém, a mais bonita, só enxerga quem sabe olhar.

Ju Farias

Não nasci poeta, nasci amor e, por ser assim, virei poeta. Gosto quando alguém se apropria do meu texto como se fosse seu. É como se um pedaço que é meu por direito coubesse perfeitamente no outro. Divido e compartilho sem economia. Eu só quero saber o que realmente importa: toquei alguém? É isso que eu vim fazer no mundo.

Share
Published by
Ju Farias
Tags: Olha

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

1 dia ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

3 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

5 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

5 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago