Todo coração é feito de um pouco de retalho costurado. Uma ferida aqui, outra ali, não tem jeito. Além de átrios, câmaras inferiores, ventrículos, músculo e sangue, nosso coração é feito de pedacinhos de pano que suturamos ao longo da vida.
Esses pedacinhos de pano podem variar em tamanho, cor e gramatura do tecido, mas foram todos costurados com cuidado para que não doessem mais. É ou não é?
Apesar dos retalhos, dos pedacinhos de pano e das linhas que se emaranham umas às outras conforme o tempo passa, fazemos o possível para entregar a nossa parte mais bonita.
A parte colorida, sem corte aparente, sem manchas ou rasgão. Embora seja impossível que esses recortes não se manifestem, é sempre a parte mais bonita que desejamos dedicar a quem a gente gosta.
Não que a parte machucada não seja importante, ela é e muito! Todos os retalhos costurados no peito cobrem uma dor, algumas difíceis de lembrar. Porém, não fossem elas, não seríamos o que somos.
São essas feridas cicatrizadas – e essas outras que nem tanto, que nos tornaram fortes e frágeis, alegres e tristes, loucos e santos, mas cheios de capacidade para amar. Já falei que sem amor a gente morre devagarinho, lembra?
Então, embora os retalhos estejam ali o tempo todo, há algo de mais forte na nossa intenção. Sempre, sempre, sempre devemos entregar o nosso melhor, aquilo que consideramos possível com as ferramentas que temos naquele momento.
Orgulhe-se das suas feridas, dos retalhos que costurou ao longo da vida e de todos que ainda irá remendar. Afinal, a vida é uma colcha de retalhos e o que mais fazemos é suturar dor para florir amor.
Aceite-as sem se acomodar, mas aceite-as com a ternura de uma criança. Ah, e quando oferecer seu coração a alguém, seja amigo, família ou parceiro de vida, dê a parte mais bonita dele, mas só entregue a quem desejar enxergar os retalhos também.
Nesta segunda-feira (4), o Brasil se despede de Agnaldo Rayol, que faleceu aos 86 anos…
O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais marcantes da música brasileira, faleceu na madrugada…
A perda de Filó, uma cadela da raça bulldog francês de cerca de dois anos,…
No competitivo mercado de trabalho, a preparação para entrevistas de emprego costuma envolver currículos impecáveis…
Você já parou para pensar no motivo de dormir abraçado ao travesseiro? Esse hábito comum…
O cinema consegue traduzir sentimentos e vivências que, muitas vezes, vão além das palavras. No…