Viver com doenças complicadas não é fácil e Tessa Hansen-Smith é a prova disso. Essa jovem de apenas 21 anos enfrenta uma forte alergia que a torna intolerante à água.
Embora, para nós, a água seja sinônimo de vida, para Tessa é um pesadelo completo com o qual ela aprendeu a viver aos poucos, com muita paciência e tomando medidas drásticas. Afinal, tomar apenas pequenos goles de água pode fazer cortes em sua língua.
Ela nasceu com urticária aquagênica, condição rara que atinge menos de 100 pessoas no mundo e que envolve um antígeno presente na pele que, ao entrar em contato com a água, se dissolve e desencadeia uma série de reações adversas como inflamação, dor e ferimentos como queimaduras. “Sempre me lembro de que não há cura.”, conta Tessa.
Portanto, sua lista de reações é bastante longa, assim como suas proibições. Tessa só pode tomar banho duas vezes por mês, ela não pode desfrutar de piscina e também não pode aproveitar a chuva. O choro provoca irritação severa, assim como suor ou saliva.
“É muito difícil lidar com essa condição. Sou alérgica às minhas próprias lágrimas, saliva e suor”, conta a universitária americana, que também enfrenta problemas com muitos alimentos por causa disso.
“Eu sofro de fadiga muscular e náuseas. O problema surge quando como algo com muita água, como frutas e vegetais. Até beber água pode cortar minha língua”, conta Tessa à mídia britânica.
O diagnóstico foi dado quando ela tinha 10 anos, mas a realidade é que Tessa já nasceu com a doença. Seus pais observaram uma relação entre as erupções e o banho, mas sempre pensaram que poderiam ser os sabonetes ou xampus, nunca a própria água.
Atualmente, a jovem deve tomar nove pílulas anti-histamínicas por dia e tomar muito cuidado no dia do banho. Em sua conta no Instagram, chamada “vivendo sem água” (@livingwaterless), Tessa tira dúvidas e ensina mais sobre essa estranha doença de pele.
Com informações de UPSOCL
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…
View Comments
Meu Deus, pobre moça. Sempre que eu chorar vou lembrar que minhas lágrimas são bem vindas porque podem ser livres.