A cidade de em Sevilha, no sul da Espanha, agora passou a gerar energia sustentável de uma maneira muito inteligente e criativa.
Hoje, Sevilha tem 48 mil árvores, que produzem 5,7 milhões de quilos de laranja anualmente. Infelizmente, a produção é tão abundante que acaba prejudicando a cidade.
A prefeitura então teve a ideia de usar as frutas que se ficaram estragas para abastecer usinas elétricas a biogás da cidade. E está funcionando muito bem essa inteligente iniciativa.
Sevilha, que é conhecida popularmente como “Cidade das laranjeiras” agora literalmente tem o porquê de ser chamada assim. Ao mesmo tempo em que resolveu o seu problema de limpeza urbana, a cidade conseguiu reduzir o gasto com energia elétrica, promovendo sustentabilidade de uma vez só! Que notícia boa!
A empresa municipal de água, Emasesa, está usando a fermentação natural das frutas – que produzem metano – para gerar a energia sustentável que abastece a estação de tratamento local.
No projeto piloto, a empresa utilizou 35 toneladas de laranja, que é o suficiente para abastecer o próprio gerador. “Esperamos poder reciclar em breve todas as laranjas da cidade”, declarou Benigno López, chefe do departamento de meio ambiente da Emasesa.
A próxima etapa da cidade é garantir o apoio do governo para distribuir a energia sustentável aos moradores de toda a cidade. Benigno também contou que para esse projeto dar certo, os governantes precisam investir aproximadamente 250 mil euros.
A prefeitura já até contratou 200 novos funcionários extras apenas com o objetivo de recolher as laranjas e levar até a sede da Emasesa.
Mas o objetivo maior é colocar o excedente de eletricidade na rede até 2023 e Sevilha ser exemplo mundial de autossuficiência energética. E olha, o pontapé inicial já é lindo demais, e o meio ambiente agrade.
Com informações The Guardian
Foto: Emasesa
O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…