A vacina russa Sputnik V demonstrou, na terceira e última do estudo clínico, a eficácia de 91,6% contra o novo coronavírus, sendo que a proteção contra os quadros moderado e grave chegou a 100%. Tudo isso com o aval de uma das revistas científicas mais conceituadas do mundo, a The Lancet, que publicou os resultados do estudo na última terça, dia 2.
O imunizante, que é o usado na Argentina, por exemplo, e foi desenvolvido pelo instituto Gamaleya, também está sendo produzido aqui no Brasil na fábrica da União Química, na capital nacional e a empresa tenta a aprovação para uso da vacina no país, que precisa ser autorizada pela Anvisa.
“Um dos avanços mais importantes da terceira fase é que esse fármaco demonstrou a mesma eficácia em todas as faixas etárias”, disse o diretor do Instituto Gamaleya, Alexander Ginsburg, numa coletiva de imprensa virtual para anunciar os resultados do estudo.
O diretor-geral do Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF, sigla em inglês), Kirill Dmitriev, rebateu as críticas contra vacina e disse que ela é sim a melhor do mundo atualmente: “Apesar de tantas informações falsas e tentativas de criar dúvidas sobre a eficácia da vacina, o Instituto trabalhou e provou que a Sputnik V é a melhor do mundo”, disse na entrevista virtual.
Os cientistas ligados à The Lancet avaliaram os resultados da fase 3 do estudo clínico do imunizante aplicado em duas doses, dadas em intervalos de 21 dias. Ao todo, quase 20 mil voluntários participaram do estudo.
A maioria dos eventos colaterais da vacina foram considerados leves pelos cientistas ligados à revista.
A Sputnik V já está registrada em 16 países, dentre eles a Rússia, Bielo-Rússia, Sérvia, Argentina, Bolívia, Argélia, Palestina, Venezuela, Paraguai, Turcomenistão, Hungria, Emirados Árabes Unidos, Irã, República da Guiné, Tunísia e Armênia.
Com informações Metrópoles
Foto: Mariano Gabriel Sanchez / Anadolu Agency / Getty Images
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…