Pesquisadores da USP, a Universidade de São Paulo, criaram e desenvolveram um teste tão popular e barato que é capaz de detectar Covid-19 em apenas 10 minutos.
Chamado obviamente de “Teste Popular de COVID-19”, ele poderá ser vendido por cerca de R$ 30 assim que o registro Anvisa for concedido. O preço médio de outros testes similares no mercado gira na casa dos R$ 140.
O teste foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC) e da startup paulistana Biolinker, com apoio da FAPESP.
O dispositivo funciona de forma semelhante à dos testes rápidos já disponíveis nas farmácias atualmente.
Ao analisar uma gota de sangue do usuário, o teste identifica a presença de anticorpos do tipo imunoglobulina G (IgG), produzidos ainda na fase aguda da doença (que acontece em média dez dias após o início dos sintomas).
Quando isso acontece, duas bolinhas avermelhadas aparecem no leitor do teste.
“Quanto mais anticorpos há no sangue, mais forte é o tom de vermelho das bolinhas. Por esse motivo, acreditamos que o teste também poderá ser usado para monitorar a resposta da população às vacinas. Sabemos que nem todo mundo desenvolve imunidade protetora após se vacinar e também que o nível de anticorpos diminui com o tempo”, explicou um dos pesquisadores.
“Todos os insumos usados no dispositivo são produzidos no Brasil, o que contribui para reduzir o custo. Trabalhamos em turno dobrado para finalizar o trabalho em apenas quatro meses”, comentou o coordenador do Laboratório de Bioeletroquímica e Interfaces da USP.
O teste foi desenvolvido pelas alunas da USP Karla R. Castro e Isabela A. Mattioli. Parabéns, mulheres!
Com informações da AgênciaFapesp
Foto: Karla Castro / USP
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…