Pesquisadores da Universidade de São Paulo criaram um antisséptico bucal capaz evitar a proliferação do novo coronavírus em até 96%.
Chamado de Detox Pro, o produto já foi aprovado pela Anvisa no mês passado e na última terça, 24, oficializou-se a produção em escala do produto.
O prognóstico é que Detox Pro já estava à venda nas farmácias de todo o país a partir do mês que vem.
A pesquisa foi conduzida pelo Centro de Pesquisa e Inovação da empresa DentalClean em parceria com quatro instituições públicas: Faculdade de Odontologia da USP em Bauru (SP), Instituto de Ciências Biológicas da USP, a Universidade Estadual de Londrina (PR) e o Instituto Federal do Paraná.
A fórmula do produto é baseada num composto desenvolvido inicialmente para o tratamento do mau hálito também para melhorar a saúde da gengiva.
Entre março e novembro deste ano, os pesquisadores concluíram todas as seis etapas de estudo que envolveram 107 pacientes em testes de laboratório.
Coordenado por Fabiano Vieira Vilhena, cirurgião-dentista sanitarista e pesquisador da USP, ele explicou um pouco sobre o desenvolvimento do Detox Pro e também do envolvimento de outros vários especialistas.
“Inativar a transmissão do vírus da Covid-19 nas vias aéreas superiores do corpo humano é uma das formas mais eficazes de não avançar a doença para as vias respiratórias inferiores”, disse.
“O antisséptico é capaz de bloquear o vírus na cavidade oral, região da boca, impedindo-o que ganhe forças e avance para o restante do organismo”, continuou.
Sobre a produção em escala, Giuliano Castro, gente nacional da Dentraclean, empresa responsável pela fabricação, comentou: “Começamos a produção do primeiro lote desse produto, o antisséptico de 600 ml.”
“Para o primeiro trimestre de 2021, a estimativa de produção é de mais de 12 milhões de unidades nas categorias antisséptico, spray e gel dental”, concluiu.
Conforme o aumento da demanda, a produção também será aumentada.
Para o desenvolvimento e pesquisa do Detox Pro foram investidos R$ 10 milhões.
Com informações Galileu
Foto: Divulgação
Uma pesquisa recente da Universidade de Toronto trouxe novas percepções sobre a felicidade das mulheres…
Nesta segunda-feira (4), o Brasil se despede de Agnaldo Rayol, que faleceu aos 86 anos…
O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais marcantes da música brasileira, faleceu na madrugada…
A perda de Filó, uma cadela da raça bulldog francês de cerca de dois anos,…
No competitivo mercado de trabalho, a preparação para entrevistas de emprego costuma envolver currículos impecáveis…
Você já parou para pensar no motivo de dormir abraçado ao travesseiro? Esse hábito comum…