Segundo um recente estudo, uma planta nacional, localizada na região sul do Brasil, pode ajudar pessoas na perda de peso, na redução de açúcar no organismo e inclusive na diminuição da gordura do fígado.
Esses são os resultados da pesquisa realizada com a planta Picramnia excelsa, também conhecida como cedrico.
A planta foi analisada por pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial da Universidade Positivo, que fica no Paraná.
Para chegar a esses resultados, os pesquisadores usaram de ratos albinos.
Os animais foram induzidos a engordarem e durante o tratamento, o peso deles foi verificado a cada três dias e os cientistas perceberam que pararam de engordar após o o extrato da planta ser usado.
“Ao final dessa dieta, observamos que os ratos que foram tratados com cedrico não continuaram a ganhar peso como os que pertenciam ao grupo de controle, que continuaram a consumir a dieta hipercalórica e hiperglicêmica sem tratamento algum”, declarou Eliane Carvalho de Vasconcelos, professora da universidade.
“Os ratos continuaram diabéticos, porém, conseguiram regular o nível de açúcar no sangue de forma melhor do que o grupo de controle”, explica.
“Os parâmetros bioquímicos do fígado foram todos normalizados a partir desse tratamento”, acrescentou a professora.
“Se a gente consegue reduzir as lesões e a gordura nesse órgão, já resolvemos grande parte das complicações da obesidade e do diabetes, porque fazemos com que o fígado funcione normalmente.”, concluiu.
Com informações Galileu
Foto: Kew Science
O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…