artigos

Estudantes criam cartela biodegradável de comportar remédios

Então, sabem as cartelas que armazenam os medicamentos? O nome delas é blister e estudantes tiveram a brilhante ideia de criá-las biodegradáveis, evitando assim uma maior poluição do meio ambiente.

A criação foi desenvolvida por universitários da Faculdade de Farmácia da Universidade da Costa Rica (UCR), que trabalharam no desenvolvimento de uma folha feita a partir de polímeros biodegradáveis para substituir os tais blisters dos medicamentos, feitos principalmente de plástico e alumínio.

A marca EcoBlist usa como elemento base um composto natural capaz de ser cultivado. O composto ainda não foi divulgado, apenas por enquanto, para proteger a sua propriedade intelectual.

“O EcoBlist é uma embalagem com qualidade, segurança e eficácia para os medicamentos, além de facilitar o manuseio aos usuários. Ao mesmo tempo, contribuiu com o meio ambiente, pois é um produto biodegradável”, disse um dos integrantes da equipe de pesquisadores, Cristopher Rosales,para portal da UCR.

Álvaro Alfaro, outro jovem pesquisador e participante da criação, revelou que a ideia nasceu depois de uma pesquisa da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, que demonstrou, em 2015, a utilzação 400 milhões de toneladas de plástico para comportar medicamentos.

“Desse valor, 36% foram destinados à produção de embalagens, entre as quais blisters de medicamentos. Como outros plásticos, eles causam efeitos danosos ao meio ambiente, na saúde e na economia”, disse Álvaro.

A pandemia, infelizmente impediu que os universitários produzissem um protótipo do composto, mas o professor/coordenador do curso de Gestão da Inovação da Faculdade de Farmácia da UCR, German Madrigal Redondo, garantiu a viabilidade do projeto.

Já Alisson Vargas, outro pesquisado do projeto, disse que se houver apoio financeiro, a equipe poderá obter os primeiros resultados num prazo de dois anos.

“Como o uso do plástico em embalagens de medicamentos é global, essa ideia pode ser replicada em outras partes do mundo e ajudar a reduzir o impacto do plástico no meio ambiente”, comentou.

Mais uma vez, o meio ambiente agradece.

Com informações UCR e ICTQ
Foto: reprodução / ICTQ

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Como Gerenciar as Emoções em Momentos de Muito Estresse no Trabalho

O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…

2 dias ago

Sobrevivendo ao abuso: como o EMDR transformou sua vida

"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."

3 semanas ago

A arte do day trading: quando cada segundo conta

O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…

3 semanas ago

EMDR: a abordagem psicoterápica adotada por famosos e que pode mudar a sua vida

Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…

4 semanas ago

Um dos romances mais amados de todos os tempos acaba de chegar à Netflix

Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…

4 semanas ago