Se os tempos andam difíceis você acha não tem motivos pra sorrir, talvez forçar um sorriso seja uma coisa boa! Cientistas descobriram que o simples gesto de sorrir, mesmo que seja apenas para movimentar os músculos faciais, pode enganar o cérebro e por consequência melhorar a saúde mental e fazer com que sua mente passe a ser mais positiva.
A descoberta já publicada na conceituada revista Experimental Psychology, e foi realizada por pesquisadores da University of South Australia – UniSA.
“Em nossa pesquisa, descobrimos que, quando você pratica um sorriso vigoroso, ele estimula a amígdala – o centro emocional do cérebro – que libera neurotransmissores para estimular um estado emocionalmente positivo”, revelou o pesquisador e especialista em cognição humana e artificial, Dr. Fernando Marmolejo-Ramos da própria universidade.
“Se pudermos enganar o cérebro para que ele perceba estímulos de ‘felicidade’, podemos usar esse mecanismo para ajudar a melhorar a saúde mental”, acrescentou.
O estudo foi capaz de identificar impacto de um sorriso disfarçado na própria percepção das expressões faciais e corporais.
Para induzir os participantes a sorrirem, eles tiveram de segurar caneta entre os dentes, forçando assim os músculos faciais a repetir o movimento de sorriso.
O Dr. Marmolejo-Ramos completou dizendo que a descoberta tem uma forte ligação entre a ação e a percepção.
“Os sistemas perceptivo e motor ficam interligados quando processamos estímulos emocionais. O ato de ‘fingir ’até você conseguir [sorrir] pode ajudar mais do que esperávamos”, concluiu.
Com informações GNN e Experimental Psychology
Foto > Brooke Cagle via Unplash
Um estudo conduzido no Canadá trouxe à tona um fator de risco significativo para a…
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…