Ao que parece, cientistas da indianos descobriram que a vitamina B12 pode ser capaz de bloquear a reprodução do coronavírus no organismo. Nada disso significa que dá para ser feita uma cura, mas os cientistas acreditam que a descoberta possa ao menos frear a multiplicação do vírus nas pessoas.
Esta excelente descoberta foi conduzida por pesquisadores da Academia de Educação Superior de Manipal e do Centro Regional de Biotecnologia da Índia. Os resultados do estudo já foram divulgados agora em agosto na revista científica IUBMB Life.
Os cientistas fizeram um estudo, onde pudessem descobrir quais moléculas, entre produtos naturais e medicamentos já conhecidos, qual ou quais deles teriam a capacidade de eliminar poliproteína nsp12, presente no genoma do SARS-CoV-2 e responsável pela reprodução do novo coronavírus.
Para a surpresa de todos, eles identificaram que a vitamina B12 – a meticobalamina – se mostrou capaz de inibir a reprodução das células da Covid-19.
“Esta substância pode ser utilizada como meio profilático em equipes médicas, pessoas idosas e pessoas com doenças concomitantes para diminuir a probabilidade de infecção e prover auxílio de emergência no hospital”, descreve a pesquisa divulgada na revista científica.
O estudo que foi publicado no último 18 de agosto, ainda não é definitivo e as pesquisas seguirão nas próximas semanas e meses, pois os cientistas querem resultados mais concretos.
Ainda assim, disponibilizamos abaixo os alimentos ricos em B12:
bife magro (fígado é uma excelente opção)
salmão
leite desnatado
coração de galinha cozido
queijo muçarela
atum
iogurte sem gordura
ovos
frango e
queijo suíço
Mas a lista acima não é para ninguém seguir à risca ou coisa parecida. Antes de tudo, consulte um médico e principalmente nutricionistas. Tudo em excesso é demais.
Pelo fato da vitamina B12 ser de origem animal, aos vegetarianos e veganos, existe a possibilidade de substituição por suplementos, mas nada sem a orientação e acompanhamento de um médico.
Com informações Sputnik e IUBMB Life
Foto: Alexandra Grablewski
Nesta segunda-feira (4), o Brasil se despede de Agnaldo Rayol, que faleceu aos 86 anos…
O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais marcantes da música brasileira, faleceu na madrugada…
A perda de Filó, uma cadela da raça bulldog francês de cerca de dois anos,…
No competitivo mercado de trabalho, a preparação para entrevistas de emprego costuma envolver currículos impecáveis…
Você já parou para pensar no motivo de dormir abraçado ao travesseiro? Esse hábito comum…
O cinema consegue traduzir sentimentos e vivências que, muitas vezes, vão além das palavras. No…
View Comments
Na condição de vegana, já uso complemento de B 12 diariamente, no entanto o que me intriga é que em junho de 2020 positivei para Covid. Quer dizer então que a B 12 no meu caso não funcionou, porque contrai a Covid ou então funcionou sim, porque SOBREVIVI!