Marcel Camargo

Não saia do sério, saia de perto

Ninguém precisa ser um estudioso social, para notar que o mundo anda a cada dia mais estressante. E toda essa loucura lá de fora acaba atingindo bem dentro da gente, deixando-nos exaustos e, não raro, mal-humorados. O ambiente externo tem uma influência enorme sobre nossos sentimentos e é por isso que devemos nos cuidar, ainda que a vida lá fora se esqueça de cuidar de nós.

Não é fácil tentar manter o equilíbrio emocional, quando convivemos com pessoas tóxicas e em ambientes carregados de energia negativa. Hoje, opinar sobre algo, por exemplo, tornou-se perigoso. As pessoas polarizaram os pontos de vista de uma forma muito apaixonada e, por vezes, irracional. Seja sobre futebol, política, religião, ou um outro assunto qualquer, é quase impossível debater, sem que alguém discorde com violência e ignorância.

Nesse contexto, os relacionamentos se fragilizam, uma vez que parece estar se tornando comum confundir alguém que pense diferente de você com um inimigo seu. Muitos tomam pelo lado pessoal questões que envolvem opiniões sobre o mundo. Dificílimo alguém conseguir lidar com o contraditório de maneira equilibrada e madura. O mais comum é a pessoa nem ouvir o que não lhe agrada e partir para agressões verbais.

E é por isso, também, que as pessoas andam desconfiadas e relutantes em se abrir para os outros, uma vez que não dá para saber em quem confiar. Não dá para saber até que ponto a amizade será mais forte do que as divergências opinativas. E se o outro usar, de maneira cruel, tudo o que compartilhamos, jogando contra nós as nossas confidências, como munição difamatória? Essencial, nesse sentido, selecionarmos com muita sabedoria os ouvidos que poderão nos acolher sem hesitações.

Enfim, é necessário que tentemos nos resguardar o máximo de tudo o que causa chateação e nervosismo. Já temos muitas tempestades para atravessar, ou seja, precisamos nos afastar de quem espalha suas tempestades por onde passa. Não se desequilibre, não gaste saliva, não entre em discussões inúteis com quem não ouve ninguém além de si mesmo. Não saia do sério, saia de perto e vai ser feliz junto de quem te merece.

***
Artigo publicado originalmente em Prof Marcel Camargo

Photo by Don Delfin Almonte on Unsplash

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

Share
Published by
Marcel Camargo

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

2 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

4 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

6 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

6 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago