Duas jovens adolescantes indianas fizeram a descoberta de que um asteroide deve cruzar com a órbita da Terra, apenas analisando as imagens de um telescópio da Universidade do Havaí.
Atualmente, o asteroide está perto da órbita do planeta Marte e deve entrar em contato com órbita terrestre daqui a
cerca de um milhão de anos, disse o SPACE India, instituto particular onde as duas adolescentes receberam treinamento.
“Anseio por quando tivermos a chance de batizar o asteroide”, disse a jovem Vaidehi Vekariya, que ainda revelou o desejo de ser astronauta no futuro.
O asteroide, batizado atualmente de HLV2514, só pode ter um nome oficial depois que a Nasa, confirmar sua órbita, disse a porta-voz do Space India.
Radhika Lakhani, a outra adolescente, afirmou estar estudando bastante: “Nem tenho TV em casa para poder me concentrar nos estudos”.
Asteroides e cometas sempre representam uma ameaça em potencial à Terra, e cientistas descobrem milhares deles todos ano após ano. Em 2013, um asteroide mais pesado do que a Torre Eiffel explodiu sobre o centro da Rússia, e sua onda de choque deixou mais de mil pessoas feridas.
As duas meninas de Surat, cidade localizada no oeste da Índia, descobriram o objeto durante uma campanha de busca de asteroides conduzida pela própria SPACE India em parceria com a Iasc (Colaboração Internacional de Busca Astronômica), um grupo de cientistas que é afiliado da Nasa.
O diretor do Iasc, J. Patrick Miller, confirmou a descoberta das jovens.
Elas usaram um software especializado para analisar as imagens captadas pelo telescópio Pan-STARRS no Havaí e fizeram essa incrível descoberta no mês passado (junho), disse a SPACE India.
Com informações CNNBrasil
Foto: Divulgação/Nasa/JPL-Caltech (20.abr.2020)
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…