Saiu o ranking 2020 das melhores universidades da América Latina e para o nosso orgulho, 7 das 10 primeiras são universidades brasileiras. Que orgulho!
A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp) são as universidades brasileiras mais bem qualificadas, ocupando a segunda e terceira posição respectivamente. A lista foi divulgada na última terça, dia 7.
Organizado pela Times Higher Education, o THE Latin America University Ranking tem o trabalho de avaliar 166 instituições de 13 países da América Latina para escolher as 10 melhores.
A posição de 2020 repete o ranking de 2019, onde as três primeiras posições ficaram com a Pontifícia Universidade Católica do Chile, seguida pela USP e pela Unicamp.
O Brasil ainda tem mais cinco universidades no top 10 de instituições classificadas. São elas: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
O ranking foi divulgado enquanto acontecia o Fórum Latino-Americano promovido pela THE, que neste ano foi virtual por conta da pandemia.
O evento reuniu dirigentes de instituições de ensino superior de toda a América Latina para discutir possíveis planos de atuação das universidades na pandemia, tanto agora quanto no futuro.
Para a escolha das melhores universidades, são considerados 13 indicadores de desempenho, incluídos em cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).
O Brasil também liderou no que diz respeito a quantidade de universidades avaliadas pela THE: Das 116 instituições, 61 foram só do Brasil. O Chile aparece logo em segundo com 30 universidades avaliadas.
Veja o ranking do top 10 da América Latina abaixo:
Com informações Jornal da USP
Imagem de capa: Campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Ferreira; J.C./USP)
Nesta segunda-feira (4), o Brasil se despede de Agnaldo Rayol, que faleceu aos 86 anos…
O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais marcantes da música brasileira, faleceu na madrugada…
A perda de Filó, uma cadela da raça bulldog francês de cerca de dois anos,…
No competitivo mercado de trabalho, a preparação para entrevistas de emprego costuma envolver currículos impecáveis…
Você já parou para pensar no motivo de dormir abraçado ao travesseiro? Esse hábito comum…
O cinema consegue traduzir sentimentos e vivências que, muitas vezes, vão além das palavras. No…