A empresa Bios teve uma ideia de modificar cemitérios comuns em florestas com urnas biodegradáveis projetadas para transformar as cinzas das pessoas em árvores.
Depois de mais de 20 anos pioneiros com esse projeto, eles abriram o “Le Boisé de Vie”, traduzido como “uma floresta da vida” em Quebec, no Canadá. O Cemitério Católico de Granby permitiu que parte de suas terras fosse usada para plantar essas urnas e está aberto a todo o público que deseja seguir por esse caminho após o falecimento de um ente querido.
O lugar oferece a possibilidade de experimentar uma celebração íntima entre família e amigos para dizer adeus a um ente querido. As famílias podem até criar uma festa personalizada e depois ir ao local do plantio da árvore.
“Depois do dia do enterro, geralmente vemos as famílias retornando para visitar o falecido e cuidando de sua árvore, removendo as folhas mortas ou decorando-as de acordo com as estações do ano e os diferentes feriados do ano. Vários testemunharam que eles gostam muito de ver as outras pequenas árvores ao seu redor crescerem também. A meditação na floresta é muito mais quente e mais natural do que em uma lápide, segundo eles”, disse Elyse, diretora do cemitério.
Em conjunto com o cemitério, a Bios decidiu ainda criar o Boisé de Vie por várias razões: principalmente para responder à consciência ecológica que é necessária hoje em dia ao meio ambiante e também ao interesse das pessoas nessa maneira de fazer as coisas, garantindo a sustentabilidade da floresta e é uma alternativa mais natural e pessoal de encarar a morte.
A família ou pessoa em questão pode escolher entre várias espécies de árvores, como: carvalho, gingko, lilás, hortênsia, bordo de açúcar, maçã silvestre, mirtilo e amur. Os funcionários do cemitério cuidam das árvores seguindo o conselho de um horticultor, embora as famílias também possam ter esse cuidado propriamente se assim quiserem.
Da mesma forma, o local também foi projetado para oferecer a possibilidade de plantar até 9 membros da mesma família em um lote. A primeira árvore é plantada no centro. O restante seria plantado em torno da árvore central e, assim, alimentar as raízes dessa árvore central, formando-se uma árvore genealógica natural. Que incrível!
Atualmente, essa floresta da vida pode conter cerca de 75 árvores, mas os responsáveis esperam expandir essa possibilidade em breve.
Com informações Nation
Imagens: reprodução
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…