Uma boa notícia no combate à pandemia: pesquisadores da USP São Carlos desenvolveram um sistema capaz de desinfectar ambientes fechados e partículas suspensas no ar em locais onde onde circulam muitas pessoas.
O sistema desenvolvido pelos pesquisadores usa uma tecnologia chamada de UVC – método com base em luz ultravioleta para inativação rápida de microrganismos – e um gradiente de pressão que tem a função de eliminar as partículas patogênicas do ar em lugares que possuem grande circulação de pessoas. O sistema pode ser a solução para grandes centros comerciais, shoppings, escolas, universidades.
O sistema foi produzido por pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física – IFSC. Lá algumas salas de aula já estão sendo equipadas com o sistema revolucionário para diminuir riscos de contaminação da pandemia em estudantes, funcionários e professores durante atividades didáticas necessárias e previstas no cronograma.
Ainda assim, a criação desse sistema não significa que máscaras e a higienização das superfícies possam deixar de serem feitas, como bem lembrou um o professor Vanderlei Bagnato, coordenador dos pesquisadores que desenvolveram esse sistema. Além disso, ele também alertou para continuarmos vigilantes quanto o ar que respiramos.
“Tosse, espirros e ou falas de indivíduos infectados em ambientes fechados são potenciais vias de contaminação de vírus e bactérias.” disse.
Com informações e foto Jornal da USP
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…
Um estudo conduzido no Canadá trouxe à tona um fator de risco significativo para a…