Antonio Vicente transformou uma pastagem comum em uma extensa floresta tropical. Até o chamaram de louco, mas a verdade é que ele nem ligou e plantou simplesmente mais de 50.000 árvores no local.
Quando criança, Antonio viu camponeses cortarem as árvores para criarem pastagens, fazendo com que a água do lugar secasse e não voltasse. Depois, quando já tinha 14 anos, ele se mudou para a cidade, onde finalmente conseguiu dinheiro suficiente para comprar 30 hectares de terra que havia crescido quando criança.
“Quando comecei a plantar, as pessoas me disseram: Você não poderá comer as sementes, porque leva 20 anos para que a planta dê frutos”, disse Antonio em entrevista à BBC. “Eu disse a eles: eu vou plantar essas sementes, porque alguém plantou as que eu estou comendo agora. Então eu vou plantá-las para os outros comerem.”
Determinado a recuperar a vegetação do lugar, Antonio começou o plantio das árvores no ano de 1973, ficando claro que isso levaria décadas para dar frutos e que talvez ele nem estivesse mais vivo para ver o resultado do seu esforço.
“Quando eu era criança, os camponeses cortavam árvores para criar pastagens e para o carvão. A água secou e não voltou mais. Pensei: a água é valiosa, ninguém produz água e a população não para de crescer. O que vai acontecer? Estamos ficando sem água”, refletiu Gibby Zobel, repórter da BBC, sobre os pensamentos de Antonio.
Depois de 30 anos de muito trabalho, hoje a selva cresceu e tornou-se o lar de várias espécies de anaimais, como tucanos, apacas, esquilos, javalis e até uma onça-pintada e uma jaguatirica. No momento da compra, a terra tinha apenas uma fonte de água; hoje existem cerca de 20 espalhadas pelo lugar.
Antonio tem 83 anos e ninguém mais pode dizer que eles estava louco. Esse homem é um herói!
Com informações BBC
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…
View Comments
Mas cadê a localidade do plantador de árvores?
Matéria muito da mal feita...
Jornalista formada pelo método Paulo Freire ...
Exacto, muito mal feito, sem factos, sem fontes, só assim qualquer coisa escrita no ar.