Uma pesquisa realizada ena Bélgica mostrou após o início da pandemia de covid-19, o desperdício alimentos diminuiu, muito por conta das pessoas em casa – e que possuem condições financeiras pra comprar comida – além de passarem a consumir alimentos mais saudável.
O estudo, conduzido pela Universidade de Antuérpia em colaboração com a Universidades de Ghent e Leuven – todas na Bélgica, entrevistou mais de 10 pessoas, mostrando resultados positivos pro confinamento: com as pessoas em casa, elas passaram a cozinhar os seus próprios alimentos, dando prioridade para alimentos frescos como frutas e vegetais.
A pesquisa da universidade também mostrou que houve uma redução considerável no desperdício de alimentos, pois o que sobra no dia anterior por exemplo, acabou sendo conservado adequadamente para ser reaproveitado no dia seguinte.
Ainda de acordo com o estudo, os consumidores relataram ainda que durante a pandemia estão comprando menos alimentos previamente prontos, como congelados.
“O consumo de produtos salgados, gordurosos e doces geralmente aumenta quando as pessoas estão sob estresse, mas durante a pandemia, esse desejo foi cumprido em muitos países com iguarias caseiras”, disse Charlotte De Backer, presidente do FOOMS, da Universidade da Antuérpia.
Charlotte De Backer ainda disse que a pandemia reduziu os impulsos das pessoas de comprar alimentos não saudáveis. Segundo De Becker, ela credita este motivo para a escassez que chegou a acontecer de certos alimentos, já que esses não estavam sendo repostos na mesma proporção em que eram comprados nos supermercados.
A pesquisadora completou à Reuters que alguns desses hábitos alimentares saudáveis deverão continuar no mundo pós-pandemia, porque em muitos países os bloqueios duraram tempo suficiente para as pessoas se acostumarem com esses novos hábitos.
Agora é intenção dos pesquisadores da universidade belga juntarem dados e informações com cientistas de outros 30 países para traçar um novo panorama, mas mundial dessa vez.
Com informações Reuters e GNN
Imagem de capa:
Jasmin Schreiber via Unplash
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…
Um estudo conduzido no Canadá trouxe à tona um fator de risco significativo para a…