Arte - Diversos

Conheça a cidade suíça em que cada habitante tem a sua própria horta nos fundos de casa

Les Avanchets fica em Genebra, na Suíça. A cidade é conhecida como o lugar dos sonhos para todos os jardineiros urbanos, de acordo com o fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand, já que quase todas as casas têm pelo menos uma horta onde são cultivados os próprios alimentos dos cidadãos.

Lá, o hábito de trocar alimentos orgânicos com os vizinhos é bastante comum, o que amplia as possibilidades de uma alimentação saudável entre eles e ainda promove uma melhor integração social.

Segundo Arthus, esse costume é um legado que vem desde a Primeira Guerra Mundial. Após os conflitos, ainda no século XX, o governo suíço e outros países da Europa deram ao povo lotes de terra para que eles pudessem construir suas vidas a necessidade de importar tantos produtos externos e foi que assim a chamada agricultura urbana da cidade.

Mas isso não é tudo: a cidade também conta com métodos agrícolas sustentáveis; as crianças são ensinadas desde a cultivar suas próprias frutas ou vegetais e, ao mesmo tempo, métodos antigos e tradicionais também são passados de geração em geração, misturando-se aos novos para alcançar um sistema sustentável e que resulte em uma melhor qualidade de vida para todos os habitantes.

Essas hortas urbanas, por sua vez, geram atitudes comportamentos incríveis e duradores, tais como a prática da solidariedade e amizade, além de promover a troca com os vizinhos e fazer com que a economia local esteja sempre em circulação.

asomadetodosafetos.com - Conheça a cidade suíça em que cada habitante tem a sua própria horta nos fundos de casaasomadetodosafetos.com - Conheça a cidade suíça em que cada habitante tem a sua própria horta nos fundos de casa

Atualmente, a agricultura urbana está no auge em várias partes do mundo, tendo como principais locais as cidades industriais que tiveram início no começo do século XIX.

Países como Grã-Bretanha, Alemanha e França foram forçados a fornecer terras para seus trabalhadores para atender às suas necessidades e melhorar as condições de vida nos bairros da classe trabalhadora.

Logo surgiram pomares londrinos em áreas carentes durante efervescência industrial, por exemplo, estes, acabaram servindo para o fornecimento de apoio, saúde e estabilidade social das pessoas de lá.

O que você acha desse tipo de prática? Gostaria de ter uma horta em sua casa?

Com informações Nation

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

A vida não anda em linha reta

Aceitemos: Enquanto não fizermos as pazes com a desordem das coisas, estaremos sempre em conflito…

3 dias ago

Vidro cortante machuca. Cacos destroem – a si mesmo e ao outro.

De vez em quando estamos cortantes feito cacos de vidro. Nossa língua fere, nosso olhar…

2 meses ago

Como Gerenciar as Emoções em Momentos de Muito Estresse no Trabalho

O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…

4 meses ago

Sobrevivendo ao abuso: como o EMDR transformou sua vida

"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."

4 meses ago

A arte do day trading: quando cada segundo conta

O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…

5 meses ago