“Foi meu avô quem cuidou de mim até o último suspiro.” Uma linda e emocionante reflexão sobre o amor dos avós.
“Meu pai saiu de casa quando eu tinha apenas alguns meses e a minha mãe ficou encarregada das contas, dos nossos cuidados diários, dos problemas de casa … e da família inteira: ela, meu irmão e eu. Meu pai foi embora porque, evidentemente, para ele a nossa casa não era o suficiente, porque a responsabilidade não era ‘dele’, porque sua liberdade era muito mais importante do que nós e está tudo bem. Éramos nós três contra o mundo.
Por sorte e amor, o meu avô tomou o lugar dele, ninguém perguntou se ele queria mas, no entanto, ele sabia que alguém deveria nos proporcionar uma figura paterna, sabia que alguém tinha que nos ajudar a ensinar o que era certo ou errado. Sabia que alguém mais tinha que nos ensinar a andar de bicicleta, a mostrar as tabelas de multiplicação e a ler histórias para dormir. Ele sabia que alguém tinha que fazer essas coisas enquanto a minha mãe trabalhava para nos levar adiante. Ele fez isso de coração, ele fez isso com toda a nobreza da sua personalidade, ele fez isso com todo o amor que havia deixado guardado dentro dele especialmente para nos dar. Ele fez isso porque nos amou desde o primeiro dia em que nos viu.
Nunca perdemos nada por não termos um pai. Ouso dizer que nem precisaríamos de uma imagem dele, porque o nosso avô cuidou disso, não porque ele tentou substituí-lo, mas porque ele o fez muito melhor do que meu pai faria. Porque ele era responsável por transmitir valores, regras, humildade e nobreza para o nosso convívio, assim como ele os já tinha dentro do seu ser. Porque nunca nos faltaram abraços ou beijos inesperados que enxugaram nossas lágrimas. Nunca nos faltaram palavras de motivação e esperança, as quais agradecemos e treinamos para sermos os adultos que somos hoje.
O meu avô, aquele homem inocente e de baixa estatura e sorriso paquerador; O meu avô, com pequenos olhos verde-oliva. O meu avô que não se importava em dar tudo sem receber nada em troca. O meu avô, o homem mais fiel, nobre, sincero e apegado a seus princípios. O meu avô, o homem que me salvou inúmeras vezes, quem brincou comigo, não importando se seu cabelo estava caia no processo. O meu avô, que também era o meu pai, que cuidou de mim até o último suspiro da sua vida.
Ele tinha super poderes para nos curar de ferimentos por brincarmos onde não deveríamos, as feridas da alma. O meu avô tinha superpoderes para nos convencer de que tudo ficaria bem, de que não havia ferida que durasse 100 anos, de que não havia dores tão intensas que não curariam com o tempo ou de um problema que não tivesse solução, de que a vida com amor é mais agradável.
O meu avô foi mais meu pai, um ser humano eterno que ainda está vivo em mim, mesmo que ele não seja mais necessário em casa hoje. O meu avô, o homem que se transformou em luz, que depois de nos iluminar, hoje é responsável por iluminar o céu. O meu avô, o homem que me viu crescer, e hoje, graças a ele, sou quem sou.
Obrigada ao meu avô pelo carinho, amor e pelo ser humano em que você me transformou, pois sem você nada teria sido a mesma coisa.”
Que lindo e emocionante.
Texto traduzido e adaptado do site Nation
O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…
View Comments
He was blessed to have a wonderful grandpa in his life. What a loving person he must have been, for he filled the heart of a child with so much love that he had no space for sadness, anger, resentment, only love. Indeed, may God bless him in Heaven because he was an angel on earth. I am still crying, what a wonderful dad he will be someday, and only because his grandpa's love, not his dad. I think in end his grandpa had the time of life too, what a gift from God to both.
Muito lindo, é emocionante!
Sensacional.
Emocionante!!!
Tão parecido com a relação de meu pai e o meu filho. Porque foi tudo bem assim, hoje ele não está mais aqui,mas meu filho é uma criança tão cheia de valores que sei que foram passadas por meu pai. Eterna gratidão por tudo. Muito lindo o texto.
Uma bela historia de amor e gratidão, que sirva de exemplo para tantas outras iguais que existem por ai.
Linda história
Vale apena Ler, emociona qualquer coração ouro