O programa, ainda em estágio piloto, busca incluir próteses e atendimento psicológico para cada paciente e de forma gratuita.
Nas Comissões do Congresso de Jalisco, finalmente foi aprovada uma proposta que propõe estabelecer, dentro dos serviços básicos da Secretaria de Estado da Saúde, o acesso gratuito à reconstrução mamária para pacientes submetidas a mastectomia derivada de câncer.
A ideia é que isso inclua, além da cirurgia reconstrutiva, com a prótese e os cuidados psicológicos que a paciente necessitar. Essa modificação foi endossada pela Comissão Legislativa da Saúde e ainda deve ser votada em plenária do Congresso Estadual. Grande vitória!
A iniciativa alerta que o câncer de mama é uma das principais causas de morte em mulheres. Estima-se uma incidência anual de mais de 20 mil casos, dos quais menos de 30% conseguem acesso à reconstrução, ainda mais devido aos altos custos da operação.
Você acha que essa medida deve ser implementada em mais partes do mundo? No Brasil, funcionaria?
Com informações Nation
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…
View Comments
Com certeza será muito bom pois a auto estima fica muito baixa e nem todas tem dinheiro p fazer tal procedimento, aí fica já perdeu a mama e não tem dinheiro p reconstruir, muito difícil fora as outras dificuldades q enfrentamos, fiz mastecomia a 12 anos e sei o quanto é tudo muito difícil e complicado
Fiz masectomia cinco anos atras na Italia. Ja durante a cirurgia de retirada do tumor me prepararam o seio com.uma protese provisoria que foi substituida apos o tratamento de quimioterapia. Aqui é gratuito, assim como a peruca, o psicologo. Faz o sobrevivente sentir se melhor.
Fui submetida a mastectomia há 13 anos e a reconstruçao com prótese no mesmo dia.Graças a Deus mudei minha alimentação e não preciseifazer outros procedimemtos.Mas fui perdendo peso e tenho alguns sintomas que pode ser por causa da prótese. Participo de um grupo de mulheres que fizeram implante por necessidade e outras por vaidade e nesse grupo,muitas estão retirando a prótese .No Facebook é explante.Só não retirei porque não tenho dinheiro.Antes tinha plano de saúde.
Tem 5 anos que retirei uma mama