O programa, ainda em estágio piloto, busca incluir próteses e atendimento psicológico para cada paciente e de forma gratuita.
Nas Comissões do Congresso de Jalisco, finalmente foi aprovada uma proposta que propõe estabelecer, dentro dos serviços básicos da Secretaria de Estado da Saúde, o acesso gratuito à reconstrução mamária para pacientes submetidas a mastectomia derivada de câncer.
A ideia é que isso inclua, além da cirurgia reconstrutiva, com a prótese e os cuidados psicológicos que a paciente necessitar. Essa modificação foi endossada pela Comissão Legislativa da Saúde e ainda deve ser votada em plenária do Congresso Estadual. Grande vitória!
A iniciativa alerta que o câncer de mama é uma das principais causas de morte em mulheres. Estima-se uma incidência anual de mais de 20 mil casos, dos quais menos de 30% conseguem acesso à reconstrução, ainda mais devido aos altos custos da operação.
Você acha que essa medida deve ser implementada em mais partes do mundo? No Brasil, funcionaria?
Com informações Nation
Uma pesquisa recente da Universidade de Toronto trouxe novas percepções sobre a felicidade das mulheres…
Nesta segunda-feira (4), o Brasil se despede de Agnaldo Rayol, que faleceu aos 86 anos…
O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais marcantes da música brasileira, faleceu na madrugada…
A perda de Filó, uma cadela da raça bulldog francês de cerca de dois anos,…
No competitivo mercado de trabalho, a preparação para entrevistas de emprego costuma envolver currículos impecáveis…
Você já parou para pensar no motivo de dormir abraçado ao travesseiro? Esse hábito comum…
View Comments
Com certeza será muito bom pois a auto estima fica muito baixa e nem todas tem dinheiro p fazer tal procedimento, aí fica já perdeu a mama e não tem dinheiro p reconstruir, muito difícil fora as outras dificuldades q enfrentamos, fiz mastecomia a 12 anos e sei o quanto é tudo muito difícil e complicado
Fiz masectomia cinco anos atras na Italia. Ja durante a cirurgia de retirada do tumor me prepararam o seio com.uma protese provisoria que foi substituida apos o tratamento de quimioterapia. Aqui é gratuito, assim como a peruca, o psicologo. Faz o sobrevivente sentir se melhor.
Fui submetida a mastectomia há 13 anos e a reconstruçao com prótese no mesmo dia.Graças a Deus mudei minha alimentação e não preciseifazer outros procedimemtos.Mas fui perdendo peso e tenho alguns sintomas que pode ser por causa da prótese. Participo de um grupo de mulheres que fizeram implante por necessidade e outras por vaidade e nesse grupo,muitas estão retirando a prótese .No Facebook é explante.Só não retirei porque não tenho dinheiro.Antes tinha plano de saúde.
Tem 5 anos que retirei uma mama