A melhor forma de seguir em frente sem traumas ou mágoas é fazendo as pazes com o passado. Eu sei que não é fácil porque muitos traumas que você carrega vem dele. Mas sabe, quando aceitamos nossas imperfeições e nossa imaturidade diante de alguns fatos a vida se torna mais leve.
Você não é a mesma pessoa de cinco, dez ou vinte anos atrás, não é? Muita coisa aconteceu, muitas pessoas partiram, muitos filhos nasceram, muitas relações sociais e profissionais mudaram… esse é o ciclo da vida!
O problema é que algumas pessoas vivem no passado e esquecem que a vida acontece no presente. Revivem situações traumáticas, culpam os outros por tudo e vivem em um círculo vicioso de repetir as histórias com a esperança de alterá-las.
É preciso entender que quando algo se repete em nossa vida é porque a lição ainda não foi aprendida. Nessas horas precisamos parar, refletir e buscar soluções que nos desprendam do ciclo vicioso (e doloroso) que estamos inseridos.
Não é porque você foi traído em um relacionamento que será em outros. Não é porque você foi abandonado no meio da relação que as outras pessoas farão isso. Não é porque seu amigo traiu sua confiança que as outras pessoas não prestam. Generalizar as pessoas e as situações é se colocar em uma zona de frustração, medo e solidão sem tamanho.
O passado é um presente. Ele permitiu que você mudasse seus conceitos, aprendesse com seus erros e se responsabilizasse pelas escolhas erradas que fez até aqui (sim, somos responsáveis pelas nossas escolhas e muitas vezes o outro não tem nada a ver com isso).
Hoje você é uma nova pessoa. Inteligente, sensata e madura emocionalmente. Agora me diz: sem seu passado isso seria possível? Claro que não! Simplesmente porque as pessoas amadurecem diante de situações conflituosas e dolorosas que passam.
Ninguém aprende nada em um resort, à beira da praia tomando água de coco. Aprendemos quando temos que engolir o medo para seguir em frente. Quando temos que perdoar a traição de quem amamos. Quando temos que ter forças para continuar mesmo sangrando por dentro.
A vida não foi feita para iniciantes e você não está aqui a toa. Tudo o que passou teve um motivo e um aprendizado. As situações enfrentadas fizeram quem você é hoje. Por isso, perdoe-se, perdoe a quem for preciso e siga em frente. A vida ainda tem muito o que te ensinar ainda e você tem um longo caminho pela frente.
***
Photo by Flora Westbrook from Pexels
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…