O material criado por ele permite a criação de estradas que podem ser auto-reparadas quando em contato com a água. É o fim das estradas e ruas esburacadas? Não acredito! Minha cidade precisa e como!
Israel Antonio Briseño, é engenheiro civil da Universidade Autônoma de Coahuila (México), que desenvolveu um material capaz de criar estradas que podem ser reparadas apenas em contato com a água.
O material foi desenvolvido a partir de pneus de veículos, de modo que a base de borracha funciona como um piso que pode fechar as rachaduras que surgem na superfície da estrada. Além disso, essa invenção ganhou o primeiro lugar no concurso James Dyson-México, prêmio concedido para o incentivo de novos designs.
“O projeto é inspirado para resolver os danos causados pela chuva na calçada. Assim, quando a água entra em contato com ela, uma reação química é criada e a auto-manutenção ocorre.”, disse Israel.
Ainda segundo o próprio, o projeto que foi batizado com o nome de Paflec (piso de borracha auto-regenerativo), já foi testado em laboratório e teve altos índices de eficácia na reparação ou fechamento de fendas, no entanto, existem alguns procedimentos que ainda precisam ser realizados antes que ele possa de fato ser utilizado em vias públicas.
O graduado também enfatizou que, embora já existam pavimentos semelhantes, seu protótipo é totalmente original, pois ninguém usa a água como meio de regeneração e muito menos pneus usados. No México, 80% do pavimento é feito asfalto e 20% concreto hidráulico.
O próximo passo é certificar o projeto na Organização Nacional de Padronização e Certificação de Construção, e também levar uma ficha técnica do protótipo ao Ministério das Comunicações e Transportes para que eles determinem em que asfalto ele terá a licença para ser usado.
De qualquer forma, grandes notícias, não?
Com informações Nation
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…