comportamento

Não desperdice seu tempo, seu dinheiro, seu amor

Tempo é artigo de luxo, item de colecionador. Estamos cada vez mais atarefados e assoberbados, lotados de compromissos que não têm nada a ver com lazer. Reuniões com gente que não é amiga, encontros com gente que não gosta da gente, atendimento de pessoas que nem olham na nossa cara, sempre com prazos gritando às nossas portas. Ou seja: não desperdice o que lhe resta, sem ser compromisso, com o que não traz retorno prazeroso.

Não desperdice seu tempo. É muito triste olhar para trás e perceber que gastamos energia com coisas inúteis, com gente sem graça, em ambientes sem afeto, sem sorrisos, sem calor humano. Aproveitar o ócio, o não ter nada para fazer, é uma das melhores coisas que podemos fazer para colocar a cabeça, o corpo e os sentimentos em ordem. Não se culpe por não se obrigar a sair, a jantar fora, a passear, toda vez que tiver tempo livre, afinal, é terapêutico poder assistir a um seriado sem se preocupar com a vida lá fora.

Não desperdice seu dinheiro. É preciso ter em mente que as pessoas, no geral, aumentaram o seu tempo de vida. Lá na frente, na velhice, provavelmente precisaremos de medicações, de planos médicos, de complementações à aposentadoria que mingua, ou seja, poupar é preciso, para que nossa dignidade nos acompanhe até a nossa partida. Não se trata de se tornar um usurário, privando-se de todo e de qualquer gasto com futilidades, mas de conseguir deixar de gastar dinheiro com qualquer desejo que se tiver.

Não desperdice afeto, amor. Não desperdice sentimentos com qualquer um, nem se doe além da conta com quem não retorna. Não compartilhe o seu melhor com quem faz mau uso de tudo o que toca. Não dispa a alma para quem desdenha de seu corpo, de seu jeito, de quem você é. Não se dedique a quem é ingrato, a quem não sabe agradecer, a quem quer sempre mais e mais, sem se importar com você. Não dê ouvidos a quem usa suas qualidades contra você, transformando-as em defeitos.

Erraremos, escolheremos equivocadamente, teremos decepções, muitas de nossas expectativas serão quebradas. Será tudo lição, tudo aprendizado. Caberá a nós aprender com cada dor, levantando-nos mais fortes e seguros, para que possamos aproveitar o melhor que a vida nos oferecer de forma completa, intensa, amorosa. Nos lugares certos, com as pessoas certas, com os sorrisos que forem sinceros. E sem desperdício. Economizar energia enriquece a alma. E isso é muito.

Foto de Asad Foto Maldivas de Pexels

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

Recent Posts

Falecido Agnaldo Rayol emocionou vizinhos ao cantar ‘Ave Maria’ da varanda durante pandemia; assista

Nesta segunda-feira (4), o Brasil se despede de Agnaldo Rayol, que faleceu aos 86 anos…

23 horas ago

Última apresentação de Agnaldo Rayol foi eternizada em vídeo; lúcido com voz potente

O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais marcantes da música brasileira, faleceu na madrugada…

24 horas ago

“Cozinharam nosso cachorro”: tutor denuncia negligência em pet shop após perder cadelinha

A perda de Filó, uma cadela da raça bulldog francês de cerca de dois anos,…

3 dias ago

Chefe explica “teste da xícara de café”, método decisivo usado em entrevistas de emprego

No competitivo mercado de trabalho, a preparação para entrevistas de emprego costuma envolver currículos impecáveis…

3 dias ago

Você sabia que dormir abraçado ao travesseiro pode indicar sua personalidade?

Você já parou para pensar no motivo de dormir abraçado ao travesseiro? Esse hábito comum…

4 dias ago

Filme da Netflix retrata a luta de uma mãe e vai te emocionar com uma dose de esperança

O cinema consegue traduzir sentimentos e vivências que, muitas vezes, vão além das palavras. No…

4 dias ago