Vanelli Doratioto

É postando que a gente diz grandes verdades

Perde uma grande oportunidade o terapeuta ou psicólogo que não acompanha seus pacientes nas redes sociais. Elas são um forte indicativo da saúde mental de quem posta e para um profissional bem treinado, é possível saber qual mal acomete o paciente apenas com uma leve passeada por suas redes sociais.

Hoje muitas pessoas têm uma vida real e uma virtual. Mas quase nada é trabalhado em sessões terapêuticas sobre a vida virtual do paciente. É que existe o pensamento de que o que é postado é secreto, mas hoje em dia as postagens reafirmam, quase sempre, um posicionamento escancarado.

Muitos de vocês devem estar pensando que existem muitas mentiras nas redes sociais. Sim, existem sim, mas também é fácil para quem olha com atenção perceber onde estão essas mentiras ou melhor falsas afirmações. A mentira quase sempre encobre uma verdade não muito bem aceita por quem posta e essa é uma linha preciosa para a análise psicológica.

Não só profissionais podem entender melhor uma pessoa através das suas redes sociais, mas familiares e amigos também. Até mesmo o padrão de postagens dos famosos “stories” podem denotar ansiedade ou propensão para depressão. A forma como a pessoa olha a vida e o foco de suas postagens também denotam muitas vezes assuntos nem sempre bem resolvidos. Por exemplo, negações explícitas quase sempre rebatem afirmações subjetivas que a pessoa faz acerca de si mesma.

As redes sociais dizem mais sobre nós do que podemos imaginar. Deixá-las de lado ao analisar a psique de alguém é dispensar um precioso tesouro e muitas vezes torna mais demorada a ajuda terapêutica para quem comumente não verbaliza o que sente entre amigos e familiares ou em um divã.

***

Siga a autora Vanelli Doratioto em Alcova Moderna

Vanelli Doratioto

Vanelli Doratioto é especialista em Neurociências e Comportamento. Escritora paulista, amante de museus, livros e pinturas que se deixa encantar facilmente pelo que há de mais genuíno nas pessoas. Ela acredita que palavras são mágicas, que através delas pode trazer pessoas, conceitos e lugares para bem pertinho do coração.

Share
Published by
Vanelli Doratioto

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

2 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

4 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

6 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

6 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago