Arte - Diversos

Artista critica o machismo, mostrando o lado feminino de heróis históricos do México

Às vezes, ficamos presos nessa ideia “certa” de como são as coisas, mas isso não significa que o que achamos seja a única verdade. A primeira é que o mundo evolui e a segunda é que existem muitas nuances; a perspectiva nos mostra a todo momento como todos podemos ver qualquer situação de uma forma bem diferente da que estamos acostumados.

Do ponto de vista do pintor Fabián Chairez, o México é um país no qual debater a homossexualidade ainda é muito distante da realidade.

Mas através das suas corajosas pinturas, nas quais os granes nomes da cultura mexicana flertam com o seu lado feminino, enquanto posam sensualmente, isso mostra o olhar crítico do artista a respeito da sua discordância com a sociedade atual.

Instagram / Fabián Chiarez

Foi o jeito que ele encontrou de combater o pragmatismo o do país, e compartilhar com outras pessoas, além é claro, de expressar o que é carregar essa vontade de transbordar e ser simplesmente quem é, como falou ao site Play Ground.

Entre suas pinturas estão pessoas de todas as raças e classes que são importantes na história e cultura mexicanas, para que todos possam reconhecê-las facilmente.

Instagram / Fabián Chiarez

Seu trabalho acabou sendo publicado no Palácio de Belas Artes da capital mexicana e pintura que mais chamou a atenção foi a que retrata Emilio Zapata. Herói nacional e revolucionário a quem foi atribuída muita ‘masculinidade’, mas que na pintura de Fabian não há nada disso.

Ele o mostra em cima de um cavalo branco, com um chapéu de charro rosa e com a bandeira do México em torno de seu corpo. Fabian transformou Zapata num símbolo sexual.

Outros personagens também tiveram o seu lado feminino mostrados pelo artista, como os clássicos lutadores de luta livre, que são adorados por adultos e crianças no México.

Instagram / Fabián Chiarez

“Por trás dessa máscara existem seres sencientes, seres frágeis, seres amorosos, seres que não precisam mostrar nada aos outros e que se sentem livres para expressar seus afetos, suas decisões: pessoas corajosas, pessoas que têm máscaras não são”. Fabián Chiarez

Instagram / Fabián Chiarez

Sua intenção é mudar a ideia preconceituosa existente na sociedade mexicana e mostrar para o máximo de pessoas possíveis que precisam esconder os seus verdadeiros sentimentos por medo de serem julgadas.

É provável que muitos não concordem com o seu trabalho, mas a arte nem sempre é feita para agradar, e sim para incomodar o que já existe.

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Esse filme foi indicado a 300 prêmios e vencedor de 6 Oscars e você provavelmente ainda não viu

Aclamado por sua grandiosidade visual e narrativa, o épico “Duna”, dirigido por Denis Villeneuve, já…

6 horas ago

“Não tenho a menor vontade de ser pai”, diz Fabio Porchat sobre decisão polêmica

O humorista e apresentador Fabio Porchat, 41, revelou que decidiu não ter filhos e descreveu…

6 horas ago

Tipos de caracteres invisíveis e seu uso no processador de texto

Caracteres invisíveis são caracteres Unicode especiais que parecem invisíveis aos olhos humanos, mas desempenham um…

13 horas ago

Saiba quais são as 3 frases mais usadas por pessoas egoístas

O egoísmo, presente em maior ou menor grau em todas as pessoas, pode se revelar…

1 dia ago

A comédia romântica da Netflix que vai te fazer esquecer os problemas por 133 minutos

Para quem busca uma pausa da rotina e uma pitada de autodescoberta, “Comer, Rezar, Amar”…

1 dia ago

Surpreenda seus convidados: café da tarde com receitas diferentes e deliciosas

Saia da rotina e surpreenda seus convidados com um lanchinho diferente e muito saboroso

1 dia ago