saúde

O hábito de beber chá melhora a saúde do cérebro

De acordo com um estudo recém publicado, o consumo regular de chá ajuda a melhorar o desempenho do nosso cérebro, fazendo bem para a memória e também para a organização e clareza dos pensamentos.

A descoberta foi feita por pesquisadores internacionais, que concluíram que o chá possui propriedades protetoras contra o declínio das funções cerebrais atrelado à velhice.

Publicada no periódico científico Aging, a pesquisa envolveu testes de cognição em 36 adultos, todos acima dos 60 anos de idade, durante um período de 3 anos (2015 a 2018).

Os responsáveis pelo estudo trabalham em países como China, Cingapura e Reino Unido, e ainda identificaram dados sobre a saúde e o estilo de vida dos voluntários que tiveram de passar por exames de ressonância magnética para a coerência da pesquisa.

Os cientistas também descobriram que aqueles que consumiram chá verde, chá chinês Oolong e chá preto ao menos quatro vezes por semana durante 25 anos, além de terem obtido uma conexão mais eficiente entre as regiões do cérebro, também possuíam formas mais eficazes de processar as informações recebidas.

Para explicar como o chá causa atua no cérebro ao longo dos anos, Lei Feng, cientista que liderou o estudo, fez uma analogia interessante, no qual as regiões do cérebro são como os possíveis destinos das nossas vidas e as conexões entre elas são as estradas que percorremos.

“Quando um sistema de estradas é melhor organizado, o movimento dos veículos e dos passageiros é mais eficiente e usa menos recursos”, disse. “De modo similar, quando as conexões entre as regiões cerebrais são mais estruturadas, o processamento de informação ocorre de modo mais eficaz.”

Os envolvidos ainda querem estudar a composição do chá para entender melhor como ele pode evitar o declínio das funções cerebrais e descobrir como a memória surge e se desenvolve nos circuitos do cérebro. Com isso, eles esperam desvendar quais procedimentos podem ser feitos para preservar a cognição enquanto a idade de um indivíduo aumenta.

Com informações da Galileu / Imagem de capa: Pexels

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

2 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

4 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

6 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

6 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago