comportamento

Ninguém vale a sua insônia

Por mais que a gente goste, ame, precise de alguém, não podemos nos esquecer de nós mesmos, de nossas necessidades, de quem somos nesse percurso. Não tem como amar ninguém, de forma saudável, sem olhar para si próprio. Perder-se de si mesmo é perder-se do outro, da vida, do mundo.

Se você mais chora do que ri, mais sofre do que tem prazer, mais se preocupa do que descansa. Se os dias se estendem sem uma razão aparente, sem uma emoção crescente, sem nem mais por quê. Se as horas não passam, o frio é constante, se nunca se aproveitam dias de sol.

Se parece que tem nuvem todo dia, se parece que a dor nunca alivia, se olhares nunca mais se entendem, nem se encontram. Se o peso de dentro só aumenta, se a carga afetiva é incômoda, a comida não desce direito, se o engolir seco e o gelo na nunca fazem mal e não vão embora.

Se as mensagens não são respondidas, se as desculpas não são atendidas, se o convite não chega. Se só de um lado tem preocupação, ocupação, compromisso, comprometimento. Se a responsabilidade é só de um, se o amor é desigual, se nada tem peso igual nessa balança. Se um lado carrega tudo, um lado toma pra si o que deveria dividir, um só lado se cansa.

Se provoca desequilíbrio emocional, cansaço físico, exaustão da alma. Se há dúvidas o tempo todo, questionamentos, hesitação. Se nunca há calma, ponderação, discernimento e aceitação. Se não há diálogo, cumplicidade, se o recíproco é vazio. Se não existe mais esperança, mudança, sossego, arrego.

Se um dia parece durar cinquenta, se nem a voz mais se aguente, se a angústia parece não ter fim. Se a boca seca, o estômago embrulha, a visão embaralha, os pés perdem o chão. Se a respiração é ofegante, se o medo é recorrente, o desespero toma conta, o ânimo não se levanta.

Se é isso tudo e mais ainda, pare, reflita, repense e decida. Nada vale sua paz de espírito, sua leveza, seu acordar e dormir sorrindo. O que vale são as mãos dadas, olhos nos olhos, encontro de almas, de pensamentos, conexões mentais. Ninguém vale sua insônia.

Acorde para a vida e mantenha junto de si somente o que emociona o seu coração, somente aquilo que tiver amor envolvido. Viva sem peso inútil. Todos temos esse direito e você também. Vivamos!

***

Photo by bruce mars from Pexels

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

2 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

4 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

6 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

6 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago