Durante a maior parte de sua vida, Jonathan Coronado estava acima do peso, mas nunca se sentiu motivado a perdê-la até que sua irmã de 13 anos, Denise, precisou de sua ajuda.
Denise sofria de uma doença rara chamada púrpura de Henoch-Schönlein, uma doença que causa inflamação e hemorragia em vasos sanguíneos dos intestinos e rins.
A doença fez com que a adolescente estivesse em diálise por longos quatro anos, enquanto sua situação se tornava cada vez mais crítica. Os médicos disseram que a única maneira de salvá-la era com um transplante de rim.
O seu irmão, Jonathan, acabou sendo compatível para doar seu órgão, mas tinha um problema. Jonathan estava pesando 165 quilos e medindo 1,63cm, o que fazia dele acima do peso para ser considerado como doador.
Jonathan então decidiu perder peso para poder salvar a vida da sua irmã. Ele diz que começou simplesmente observando o que comia e começou a parar de consumir uma coisa de cada vez, como refrigerantes, biscoitos ou pão.
“Quanto mais peso eu perdia, mais confiança tinha e mais exercícios fazia. Dietas saudáveis se tornaram um hábito”.
Ele começou a praticar mais exercícios e a caminhar por um parque local. Durante os primeiros seis meses, ele disse que perdeu 45 quilos, que era seu objetivo inicial, mas uma vez que ele viu o sucesso, ele continuou a se esforçar para perder ainda mais.
Depois disso, ele começou a levantar pesos e fazer mais atividades cardiovasculares na academia, certificando-se de manter uma dieta caseira saudável em vez dos famosos fastfoods. Jonathan perdeu mais 30 quilos e se sentiu ótimo, mas ele descobriu que precisava perder um pouco mais para ser doador da irmã.
Ele então se superou e perdeu 88 quilos, tornando-se elegível para doação.
Em setembro do ano passado ele doou o rim para irmã, que agora é está curada e leva uma vida normal.
“Ela está começando a sair, se divertir e fazer as coisas que não podia fazer quando estava em diálise. Fico feliz em vê-la desse jeito”, comentou Jonathan.
Jonathan está muito feliz por ter ajudado a irmã e a si mesmo. Agora ele procura motivar mais pessoas a perder peso e a levar uma vida mais saudável.
Matéria traduzida e adaptada do site Nation
Nesta segunda-feira (4), o Brasil se despede de Agnaldo Rayol, que faleceu aos 86 anos…
O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais marcantes da música brasileira, faleceu na madrugada…
A perda de Filó, uma cadela da raça bulldog francês de cerca de dois anos,…
No competitivo mercado de trabalho, a preparação para entrevistas de emprego costuma envolver currículos impecáveis…
Você já parou para pensar no motivo de dormir abraçado ao travesseiro? Esse hábito comum…
O cinema consegue traduzir sentimentos e vivências que, muitas vezes, vão além das palavras. No…