REDAÇÃO CONTI outra

Garotinha que não conseguia falar diz as primeiras palavras da vida ao seu burro: “Eu te amo”

A história do burro Shocks não foi das mais fáceis. Ele foi resgatado de uma fazenda na Irlanda depois de sofrer inúmeros abusos. Quando o encontraram, Shocks estava deitado em um campo com uma corda no pescoço e com a pele cheia de ferimentos. Felizmente, o Santuário de Burros em Birmigham, na Inglaterra, resgatou-o e lá ele pôde começar uma nova história, muito mais bonita. Além de receber a ajuda necessária para curar suas feridas, Shocks se tornou uma “bênção” na vida de outras pessoas.

Com um temperamento dócil, Shocks tornou-se um animal de terapia.

Para quem não está familiarizado com a prática, a Terapia com animais visa melhorar a qualidade de vida das pessoas através dos benefícios terapêuticos que a relação Homem-Animal ajuda a proporcionar. Além de promover saúde física e emocional, desenvolver iniciativas que torne o mundo mais humano onde crianças e adultos demonstrem empatia, compaixão e responsabilidade pelos animais, natureza e outros seres humanos. E quem imaginaria que o burro Shocks, um animal que teve uma história tão triste de sofrimento nas mãos dos seres-humanos, ainda conseguiria fazer o bem às pessoas?

E foi justamente através deste projeto que, em 2013, Shocks conheceu Amber, uma menininha de 2 anos de idade que não conseguia emitir nenhum som. A história de ambos nunca mais seria a mesma depois deste encontro.

Quando Amber e seu irmão gêmeo nasceram prematuramente, a menina não conseguia respirar. Os médicos então realizaram uma traqueotomia de emergência – cirurgia que coloca um tubo no pescoço da pessoa, permitindo que o ar entre – o que salvou sua vida, mas cortou o fluxo de ar de suas cordas vocais, deixando-a totalmente muda .

Além disso, Amber tem paralisia cerebral, o que dificulta que os músculos se desenvolvam adequadamente. “Ela lutou para se sentar e não deu sinais de rastejar até muito tarde”, disse Julian Austwick, pai de Amber.

 

E então as histórias de Amber e Shocks se cruzaram. “Um amigo mencionou o ‘The Donkey Sanctuary’ para Tracy (mãe de Amber) e disse-lhe que os burros podem servir como terapeutas animais para crianças com necessidades especiais, por isso decidimos tentar.”, relatou o pai de Amber.

Foi a primeira vez que Amber conheceu um animal terapêutico, e foi a primeira vez de Shocks com uma paciente. E a conexão entre eles foi instantânea. Shocks encorajou Amber a permanecer ativa, o que a ajudou a construir força em seus músculos, e ela até conseguiu aprender a montar no burro.

Quando Amber completou três anos, ela pôde se submeter a uma cirurgia que lhe permitiria falar. Mas para que isso acontecesse, ela precisaria dar o primeiro passo.

Após a cirurgia, ainda sem ter conseguido emitir nenhuma palavra, Amber foi visitar seu melhor amigo Shocks. Depois de caminharem juntos, Amber estava se preparando para deixar o santuário e ir para casa, quando abraçou o burro e disse: “Eu te amo, Shocky”.

 

“Foi um momento encantador e, claro, um grande alívio saber que ela poderia falar”, disse o pai da menina. Agora Amber freqüenta a escola e cresce forte e saudável, mas continua visitando seu melhor amigo no santuário.

Nem Shocks nem Amber tiveram uma vida fácil antes de se encontrarem, mas o vínculo especial que se formou entre eles foi o que os ajudou a superar as dificuldades. Vida loga a esta amizade!

Redação Conti outra. Com informações de Nation e Terapia com Animais

REDAÇÃO CONTI outra

Parceria editorial com a redação do site CONTI outra.

View Comments

  • Animais que salvam pessoas ou minimizam seus problemas, nos deveriam levar à reflexão daqueles outros que matamos e comemos por conta de nossa inferioridade e irracionalidade, ainda. Animais são sencientes, não apenas os que se destacam em matérias meigas como essa, mas os que estão sendo enjaulados, engaiolados, caçados, torturados e mortos, sem que ninguém se lembre de que podem ser tão maravilhosos quanto este, capazes de todo esse imensurável amor e gratidão pelos humanos que o salvaram, mas não possuem a chance de provar o QUANTO, porque são mortos antes.
    https://www.sejavegano.com.br/

Recent Posts

Falecido Agnaldo Rayol emocionou vizinhos ao cantar ‘Ave Maria’ da varanda durante pandemia; assista

Nesta segunda-feira (4), o Brasil se despede de Agnaldo Rayol, que faleceu aos 86 anos…

12 horas ago

Última apresentação de Agnaldo Rayol foi eternizada em vídeo; lúcido com voz potente

O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais marcantes da música brasileira, faleceu na madrugada…

12 horas ago

“Cozinharam nosso cachorro”: tutor denuncia negligência em pet shop após perder cadelinha

A perda de Filó, uma cadela da raça bulldog francês de cerca de dois anos,…

2 dias ago

Chefe explica “teste da xícara de café”, método decisivo usado em entrevistas de emprego

No competitivo mercado de trabalho, a preparação para entrevistas de emprego costuma envolver currículos impecáveis…

2 dias ago

Você sabia que dormir abraçado ao travesseiro pode indicar sua personalidade?

Você já parou para pensar no motivo de dormir abraçado ao travesseiro? Esse hábito comum…

4 dias ago

Filme da Netflix retrata a luta de uma mãe e vai te emocionar com uma dose de esperança

O cinema consegue traduzir sentimentos e vivências que, muitas vezes, vão além das palavras. No…

4 dias ago