Uma nova pesquisa revelou que o resveratrol, um composto encontrado no vinho tinto, mostra efeitos antiestresse, bloqueando a expressão de uma enzima relacionada ao controle do estresse no cérebro.
O estudo realizado pela Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, foi publicado na revista científica Neuropharmacology, e os resultados mostram como o resveratrol influencia os processos neurológicos.
“O resveratrol pode ser uma alternativa eficaz para o tratamento de pacientes que sofrem de depressão e transtornos de ansiedade”, disse o Dr. Ying Xu, co-autor sênior e professor associado de pesquisa na Escola de Farmácia e Ciências Farmacêuticas do UB
Este composto é encontrado na pele e sementes de uvas vermelhas e tem sido associado a uma série de benefícios para a saúde. A pesquisa identificou que o resveratrol tem efeitos antidepressivos, mas a relação do composto com a fosfodiesterase 4 (PDE4), uma enzima influenciada pelo hormônio do estresse corticosterona, era desconhecida.
A corticosterona regula a resposta do corpo ao estresse. No entanto, muito estresse pode levar a quantidades excessivas do hormônio circulando no cérebro e, em última análise, ao desenvolvimento de depressão ou outros transtornos mentais.
Em um estudo em ratos, o resveratrol mostrou efeitos neuroprotetores contra a corticosterona, inibindo a expressão de PDE4, graças ao qual, a pesquisa estabelece as bases para o uso do composto em novos tratamentos antidepressivos.
Embora o vinho tinto contenha resveratrol e seu consumo moderado possa trazer benefícios à saúde, o consumo excessivo de álcool acarreta vários riscos. No entanto, o composto de casca de uva está disponível como suplemento.
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…