O Ebola tem sido uma das doenças mais graves que afetam um grande número de pessoas no mundo há décadas. Como no caso do câncer, até o momento não havia medicação que pudesse impedi-lo, sentenciando aqueles que foram diagnosticados por toda a vida. Mas agora os cientistas estão mais perto de encontrar uma cura graças a dois medicamentos que poderiam potencialmente erradicá-lo.
Desde novembro de 2018, os cientistas vêm experimentando dois medicamentos, o mAb114 e o REGN-EB3, na República Democrática do Congo, onde houve um surto significativo do ano de Ebola. Estes mostraram uma taxa de sobrevivência próxima dos 90%, pelo que a Organização Mundial da Saúde decidiu que estes são os únicos medicamentos usados para tratar a doença a partir de agora.
As 499 pessoas que participaram do estudo foram levadas para centros de tratamento médico, desde que os níveis de vírus no sangue ainda fossem baixos. 94% que receberam REGN-EB3 e 89% que receberam mAb114 sobreviveram.
“Resultados preliminares em 499 participantes do estudo indicaram que as pessoas que receberam REGN-EB3 ou mAb114 (ndlr, dois dos quatro medicamentos) tinham maior probabilidade de sobreviver em comparação aos participantes dos outros dois”, afirmaram Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas do Instituto de Saúde dos Estados Unidos.
“Estes são os primeiros medicamentos que, em um estudo cientificamente sólido, demonstraram claramente uma diminuição significativa na mortalidade de pessoas com a doença do vírus Ebola.”
Os resultados finais dos dados coletados serão entregues no final de setembro, quando serão revisados para publicação em revistas médicas.
“É através deste tipo de pesquisa rigorosa e rápida de implementação que podemos identificar rápida e definitivamente os melhores tratamentos e incorporá-los na resposta ao surto de Ebola.”
O chefe do programa de emergência da OMS, Mike Ryan, comentou que esta é uma ótima notícia para todo o mundo e que, embora “nos dê uma nova ferramenta em nossa luta contra o Ebola, mas em si não o deterá”.
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…