A história remonta ao verão de 1853, quando George Crum, meio afro-americano e meio nativo americano, trabalhava como chefe de cozinha na cavernosa cozinha de Moon’s Lake House, em Saratoga Springs, Nova York.
Cornelius Vanderbilt, um rico proprietário de barcos a vapor, entrou no restaurante e pediu para as famosas batatas fritas Moon´s com uma galinha ou uma perdiz na madeira. Mas quando Crum os preparou e serviu como faria normalmente, Vanderbilt os rejeitou.
As batatas eram muito grossas, então o chef criou outro lote, mais fino desta vez, mas o homem os rejeitou novamente. Crum não levou a crítica bem assim e em sua raiva, o chef raspou os melhores pedaços de batata possíveis em óleo quente e fritou-os até que eles ficarem duros e crocantes. Finalmente, ainda por cima, ele adicionou uma quantidade generosa de sal.
Em seu plano de vingança, ele enviou as fatias marrons e frágeis para a mesa como um insulto, mas para sua surpresa, o prato acabou sendo um sucesso com o chefe e um novo lanche nasceu.
A proprietária, Harriet Moon, logo declarou que essas fritas seriam servidas a partir de agora e como o prato principal de seu restaurante. Anos mais tarde, o Crum abriu o seu próprio restaurante, o Crum’s Place, nas proximidades.
Servido em cada mesa, houve, naturalmente, um cesto de batatas fritas que foram um sucesso com a sua clientela chique. Lá, milionários como Vanderbilt faziam fila por horas para alguns “chips Saratoga”.
Entretanto, naqueles dias, negros não podiam obter patentes sobre suas invenções, e Crum nunca teve a patente pela criação batatas fritas.
Felizmente, a História também serve para isso: para que mesmo em épocas difíceis e injustas, futuras gerações possam saber o que realmente aconteceu a creditar os verdadeiros responsáveis por cada ato ou criação feita.
Adaptado e traduzido do site Nation
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…