No Brasil e em Portugal, celebra-se hoje, 26 de julho, o Dia dos Avós. Oportunamente nesta data, vale lembrar com carinho dos seus avós, se você hoje os carrega apenas no coração; e dar um abraço bem apertado neles, se você ainda tem a sorte de tê-los por perto. Conviver intimamente com os seus avós é um dos maiores presentes da vida, e isso pode ser comprovado cientificamente. Entenda melhor:
Alguns defendem a ideia de que um dos motivos pelo quais as mulheres sobrevivem por tanto tempo depois da menopausa é uma vantagem evolutiva. É que, teoricamente, não faz sentido as mulheres deixarem de ser férteis após certa idade, se considerar que o objetivo principal de um organismo é espalhar seus genes mundo afora. Mas, segundo uma hipótese conhecida como “efeito vovó”, mulheres pós-menopausa ainda podem espalhar a genética, apesar de não reproduzirem.
Elas fazem isso ao ajudar os filhos a criar famílias maiores. Há estudos que mostram que, nas famílias em que a avó ainda está viva, o número de filhos aumenta em 20%. Além disso, as mulheres que ainda têm as mães vivas tendem a ter filhos mais cedo, aumentando as oportunidades de reprodução. Aumenta também o número de netos que sobrevivem até os 15 anos.
A relação próxima entre avós e netos também tem efeitos positivos na saúde dos avós. De acordo com os resultados do estudo Berlin Aging Study (BASE), avós que cuidam de netos têm 37% menos risco de morte do que adultos da mesma idade que não cuidam de ninguém.
Uma pesquisa de 2016 feita pela Universidade de Boston que analisou famílias entre 1985 e 2004 mostrou que proximidade emocional entre netos e avós protege ambos da depressão e outros transtornos mentais. Os dados foram confirmados por outro estudo, este de 2014, da Sociedade Americana de Gerontologia.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Revista Galileu
Imagem destacada: Reprodução/Filme – “Viva: a Vida é uma Festa”
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…
Um estudo conduzido no Canadá trouxe à tona um fator de risco significativo para a…